Impeachment: Recuo de Eduardo Cunha não contempla PT que exige cumprimento do Regimento

Rosario

Contestado pela Bancada do PT, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou atrás na decisão anunciada nesta quarta-feira (13) sobre a ordem de votação do impeachment e informou, nesta quinta (15), que a chamada para voto no processo de impeachment, no domingo (17) começará com deputados do Norte e será feita com alternância entre parlamentares do Norte e do Sul. O recuo no rito, no entanto, ainda está em desacordo com o Regimento da Casa, na avaliação da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que já apresentou nova questão de ordem para sanar “o flagrante desrespeito regimental”.

Maria do Rosário explicou que pelo Regimento a votação tem que acontecer com a chamada nominal dos deputados alternadamente do Norte para o Sul. “Não é por acaso que o presidente da Casa teve que recuar, analisar novamente o rito, a estrutura da votação. Nós sabemos que, aqui nesta Casa, para fazer valer um processo totalmente ilegal, várias manobras têm sido realizadas”, criticou.

A deputada do PT gaúcho acrescentou que faz parte da “manipulação”, do “golpe”, uma estrutura antirregimental de votação para chamar primeiramente deputados favoráveis ao processo  – do Sul para o Norte . Tudo baseado em uma votação ocorrida em 2005, que teria sido do Norte para o Sul. Ocorre que o Eduardo Cunha caiu numa armadilha, pois a votação teve dois turnos, no primeiro turno, foi do Norte para o Sul, mas, no segundo turno, foi do Sul para o Norte. Ou seja, pelo critério que ele escolheu, agora tem que ser do Norte para o Sul.

Com isso, o presidente Cunha inventou uma saída para, mais uma vez manipular o processo. “Esse critério nunca foi utilizado e não foi o que nós propusemos ontem (13) na nossa questão de ordem”, afirmou Rosário. Ela enfatizou que a Bancada do PT vai continuar insistindo no cumprimento do Regimento.

 “Nós propomos do Norte para o Sul, seguindo o roteiro. E, mesmo que o presidente da Casa procurasse blocar na mesma votação, alternadamente, como diz o art. 187, Norte/Sul, ele não poderia fazer Norte, Sul, Sul (novamente), Norte. Nós não concordamos com esse formato. E a minha questão de ordem incide que alternadamente não se repetem estados”, defendeu.

Vânia Rodrigues

Foto: Luiz Macedo/CD

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex