O deputado Ilário Marques (PT-CE) estará nesta sexta-feira representando a Câmara dos deputados na cerimônia de posse do terceiro mandato do presidente do Equador, Rafael Correa. Reeleito há três meses, ao vencer a disputa contra o ex-banqueiro Guillermo Lasso, Correa ficará no poderá até 2017, quando completa uma década à frente do governo. O novo vice-presidente é Jorge Glas.
Para o deputado, Rafael Correa, juntamente com Lula e Hugo Chávez, deu início à grande virada socioeconômica da América Latina. “A reeleição de Rafael Correa tem um enorme significado pela confiança que o povo está dando para essas mudanças, afirmou Ilário.
O deputado destacou ainda que o presidente do Equador foi eleito em primeiro turno com quase 60% dos votos. “Além disso, a aliança que apoiou Rafael Correa elegeu uma bancada de 109 parlamentares de um total de 130”, analisou. “Isso mostra que há uma consolidação do processo em curso no Equador” completou.
O presidente do Equador, Rafael Correa, no dia 24 de maio jurará o cargo perante a Assembleia Nacional (Parlamento) durante a manhã, e no período da tarde irá a um parque de Quito para uma tomada de posse “popular”.
Jonas Tolocka