Nesta quarta-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), reuniu-se com a Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. No encontro, a ministra pediu o apoio de Marco Maia à viabilização de projetos relacionados ao setor pesqueiro e à aquicultura.
Ideli ressaltou algumas prioridades como o combate à miséria, em que o ministério já desenvolve atividades de inclusão social. Outra prioridade destacada é a necessidade do aumento da produção, industrialização e modernização da frota pesqueira e, assim, o barateamento dos custos. De acordo com dados da ministra, o Brasil produz 1 milhão e 200 mil toneladas de peixe por ano, o que não supre o consumo do mercado brasileiro.
Outro ponto discutido foi o aumento da capacidade da aquicultura. A legislação brasileira permite que 1% da lâmina da água seja destinada à criação. Se isto for implantado, inicialmente, nas hidrelétricas de Ilha Solteira, Furnas e Três Marias, o Brasil produziria mais do que o Japão.
O presidente da Câmara disse que irá estudar o tema e apresentar aos líderes a possível pauta de projetos. Questionado pela ministra sobre a possibilidade da criação de uma comissão permanente para tratar dos assuntos da pesca e aquicultura, Marco Maia ressaltou que é um assunto que precisa ser analisado.
Assessoria Parlamentar