A líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), é a nova relatora-geral do Orçamento da União para 2011. Ela assumiu o cargo após renúncia do senador Gim Argello (PTB-DF), que desistiu da relatoria depois da publicação pela imprensa de denúncias de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.
Ao assumir o cargo, Ideli Salvati pediu auxílio e compreensão de “todo o Congresso Nacional”, uma vez que o tempo de aprovação da matéria é “exíguo”.
O deputado Gilmar Machado (PT-MG), líder do governo na Comissão de Orçamento, afirmou que a mudança de relator não vai alterar o cronograma de tramitação da proposta orçamentária do próximo ano. “A senadora vinha acompanhando todo o processo e está preparada para a missão. O nosso esforço é para manter a votação de todos os relatórios setoriais nesta semana e o Orçamento Geral da União até o dia 22 de dezembro”, afirmou Gilmar Machado.
Setoriais – A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta terça-feira (7) o primeiro relatório setorial da área temática Poderes de Estado e Representação, do senador Adelmir Santana (DEM-DF).
O deputado José Guimarães (PT-CE) entregou no final da tarde desta terça-feira o seu parecer para o setorial Planejamento e Desenvolvimento Urbano, responsável pela destinação de R$ 35 bilhões. “ノ um relatório que prioriza a mobilidade urbana e os programas execução, principalmente obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento”, afirmou.
Guimarães destacou ainda que o maior volume de recursos do seu setorial irá para o programa Minha Casa Minha Vida. “O programa contará com o orçamento de R$ 12,5 bilhões para construção de casas para população que ganha entre zero e três salários mínimos. Estaremos garantindo moradia para cerca de 1 milhão de famílias”, afirmou. José Guimarães também está otimista com a nova relatora. “ノ uma parlamentar preparada e que dará continuidade a um trabalho que está estruturado. Não haverá atrasos”, acrescentou.
Agenda – Nesta quarta-feira (8), a comissão volta a se reunir para dar continuidade à votação dos relatórios setoriais. Está previsto a apreciação dos recursos para a área de Defesa; Saúde; e Trabalho e Previdência.
Vânia Rodrigues