A pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem (16) , mostra que 62% dos entrevistados acham que o governo da presidente Dilma Rousseff, que começará no dia 1º de janeiro, tem condições de ser ótimo ou bom. Para 19% dos pesquisados, será regular e apenas 9% estão pessimistas.
O ibope mostra ainda que 18% dos brasileiros consideram que o governo Dilma Rousseff poderá ser melhor que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o mais bem avaliado da história. Para 58% dos entrevistados, o governo será igual.
O Ibope também identificou quais são os principais problemas que deverão ser enfrentados pela futura presidente. O maior deles é a saúde, na opinião de 66% dos pesquisados; em seguida aparece educação, com 36%; segurança pública com 22%; combate à fome e à pobreza, com 15%; combate às drogas, com 14%; geração de empregos com 13% e combate à corrupção com 9%.
Os números expressam o grau de otimismo da população. A mesma pesquisa mostrou que Lula encerra seus oito anos de mandato com uma avaliação de 80% e uma aprovação pessoal de 87%. No Nordeste, por exemplo, a aprovação de Lula é de 95%. O pior resultado foi verificado na região Sul, com uma aprovação de 80%.
O Ibope também estabeleceu uma comparação entre os dois mandatos de Lula. Para 47% dos entrevistados, eles foram iguais; 44% dos pesquisados acham que o segundo mandato foi melhor que o primeiro e 6% consideraram o período 2003-2006 melhor que o período 2007-2010.
Equipe Informes, com agências