Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (20) comprova o crescimento da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Dilma lidera a disputa com 12 pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno das eleições presidenciais. No levantamento, a petista aparece com 56% dos votos válidos (quando os votos brancos e nulos são descartados), contra 44% de Serra. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O levantamento consagra a retomada do crescimento da candidatura de Dilma, apontado na pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) pelo instituto Vox Populi. Neste levantamento, Dilma aparece com 14 pontos à frente de seu concorrente, com 57% dos votos válidos, contra 43% de Serra.
“Essa pesquisa consolida o crescimento da Dilma. O candidato Serra fez uma campanha de baixo nível e truculenta como nunca se viu no País. Agora ele está colhendo o que plantou”, avalia o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). De acordo com o parlamentar, a candidata petista é a pessoa mais indicada para dar continuidade ao processo de crescimento iniciado em 2003, com o presidente Lula. “No governo Lula o Brasil ganhou importância política, econômica e o povo melhorou de vida. É isso que queremos para o País, por isso vamos continuar com Dilma na presidência. A Dilma é o Brasil que está dando certo”, finalizou.
Para o deputado Vander Loubet (PT-MS), os números apontam uma tendência esperada pelos petistas: a de que a população quer a continuidade do projeto nacional em vigor. “O Brasil reconhece que o governo Lula é o melhor da história do País. E a continuidade desse projeto só é possível com a vitória de Dilma. Felizmente, as pesquisas mais recentes, como essa do Ibope e a do Vox Populi, reforçam a tese da vontade popular para que o Brasil continue com o projeto político e social do PT e do presidente Lula”, afirma Vander.
Levantamento – Com a margem de erro, a intenção de votos totais da candidata petista pode oscilar de 54% a 58%. O candidato do PSDB, por sua vez, pode ter de 42% a 46%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de outubro sob o número 36476/2010. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de outubro. O Ibope ouviu 3.010 eleitores.
Edmilson Freitas com agências