Humberto Costa cobra apuração e punição dos envolvidos no plano golpista

Senador Humberto Costa. Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) cobrou a devida apuração e punição severa para todos os envolvidos na mais nova denúncia de tentativa de golpe de Estado arquitetada por Bolsonaro e seus aliados que foi tornada pública nesta quinta-feira (2).

De acordo com denúncia feita pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), o ex-presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teriam organizado uma reunião, em dezembro do ano passado, para propor o envolvimento do senador em um plano golpista.

Marcos do Val relatou um diálogo presenciado pelo então presidente Jair Bolsonaro, logo após a derrota nas eleições de outubro, em que Silveira teria proposto uma ação golpista ao senador.

Acampamentos golpistas

A trama arquitetada por Silveira com o apoio de Bolsonaro, segundo Marcos do Val, consistia na manutenção dos acampamentos golpistas e, simultaneamente, gravar sem autorização alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

A proposta teria sido verbalizada pelo então deputado Daniel Silveira e Bolsonaro, apontou Marcos do Val, teria concordado com a ideia. Marcos do Val afirma ter pedido para analisar a proposta e responder posteriormente. E que, em seguida, relatou o caso ao próprio ministro Alexandre de Moraes.

“São graves as revelações feitas pelo senador Marcos do Val de que o ex-presidente Bolsonaro tramou um golpe e tentou gravar ilegalmente conversas do ministro Alexandre de Moraes. Que a Justiça apure as denúncias e prenda os envolvidos neste grave crime contra a democracia”, disse o senador Humberto Costa.

A Polícia Federal solicitou, e o ministro Alexandre de Moraes autorizou que seja tomado depoimento de Marcos do Val na investigação que apura atos golpistas. Já Silveira foi preso nesta quinta-feira devido ao descumprimento de medidas cautelares.

Mudança de versão

O jornal O Estado de S. Paulo relata que após receber ligações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ambos filhos do ex-presidente, Marcos Do Val mudou sua versão sobre a denúncia de que fora montada uma operação para barrar a posse do presidente Lula.

Marcos do Val passou a dizer que o plano, na verdade, foi arquitetado apenas pelo ex-deputado Daniel Silveira. Na versão exposta, inclusive em entrevista à revista Veja, Bolsonaro teria recebido o senador numa reunião no Palácio da Alvorada e sugerido que o parlamentar gravasse Alexandre de Moraes. Segundo essa versão, Bolsonaro teria chamado Marcos do Val ao Alvorada para dar a ele essa missão.

Apesar da tentativa de livrar Bolsonaro da participação da ação golpista, o senador manteve a versão de que havia todo um aparato de inteligência, com uso de escutas e veículo oficial de captação do áudio disponíveis para auxiliá-lo na tentativa de incriminar Alexandre de Moraes.

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100