As comissões de Legislação Participativa; Direitos Humanos e Minorias; Educação e Cultura vão realizar um seminário para discutir a homofobia nas escolas. O evento está marcado para o dia 23 de novembro, no plenário 9, a partir das 13h30.
Após o seminário, será entregue o Prêmio Educando para a Diversidade Sexual. O Prêmio tem a finalidade de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.
O seminário foi uma sugestão da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLBT) acatada pelas deputadas Fátima Bezerra (PT-RN) e Iriny Lopes (PT-SP).
Segundo a deputada Fátima Bezerra, autora do requerimento na Comissão de Educação, o seminário vai discutir o papel da escola na promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional. “A escola é um lugar privilegiado para promover a cultura de respeito às diferenças, à diversidade e de inclusão social, por isso a importância desse seminário”, ressaltou.
A deputada Iriny Lopes ressalta que a ABGLBT fez um levantamento nos últimos cinco anos e verificou que houve um aumento significativo nas manifestações preconceituosas contra os grupos LGBT.
“Esse preconceito cria um ambiente conflitante e ambivalente principalmente na vida escolar, responsável por difusão de ideias, pensamentos e conhecimentos, alicerces necessários para a promoção da cidadania, bem como para a formação de identidades”, afirma.
Assessoria Parlamentar