Foto: Gustavo Bezerra
Em sessão solene que homenageou os 100 anos da Universidade Federal de Alfenas ( Unifal – MG), nesta terça-feira (15) o deputado Fernando Ferro (PT-PE) ocupou a tribuna para elogiar as grandes contribuições da Unifal para a educação brasileira. Para o parlamentar, valorizar a data nos calendários da “Casa” é reconhecer a importância da instituição centenária.
“Ao corpo docente e discente da Universidade Federal de Alfenas, nossa singela e significativa homenagem. Valorizamos a trajetória de seus membros em colocar a universidade à disposição do povo brasileiro,” destacou Fernando Ferro.
O parlamentar aproveitou o momento para destacar a contribuição do programa Ciência Sem Fronteiras para uma mudança educacional no Brasil. “Se 1% da paixão e da nossa energia pelo futebol fosse voltada à ciência, ao ensino e à educação, poderíamos ser inseridos na nação educativa que pretendemos e podemos ser. E o programa de incentivo à ciência aponta para a construção de pesquisadores. Nessa direção podemos construir uma geração que dotem o país de outras qualificações necessárias para o mundo, onde a competitividade crescente exige domínio do conhecimento,” completou.
Para Fernando Ferro, o grande material de uma nação é o conhecimento e a sua capacidade tecnológica, e a educação deve envolver não só a comunidade acadêmica, mas o mundo político do País. “Prova disso foram os debates importantes como o Plano Nacional de Educação e a dedicação de royalties do petróleo para a educação, o que mobiliza e incentiva o setor e o conhecimento,” finalizou.
Késia Paos