O 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores será intitulado de Dona Marisa Letícia Lula da Silva, em homenagem à ex-primeira dama. A decisão foi aprovada durante reunião da Executiva Nacional do PT, nesta terça-feira (7), em Brasília.
O 6º Congresso Nacional do PT será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2017, com a participação de 600 delegados e delegadas, observando a paridade de gênero e as cotas étnicos raciais e de juventude, conforme o artigo 22 do Estatuto do PT.
Dona Marisa faleceu na última sexta-feira (3), aos 66 anos, um dia após o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, constatar morte cerebral em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Conjuntura – O 6º Congresso Nacional tratará de cenário internacional e nacional, balanço dos governos nacionais petistas, estratégia política e programa, funcionamento do PT e organização partidária. O Congresso pode ser dividido em duas fases:
Em 9 de abril, será realizado um Processo de Eleições Diretas (PED) municipal que renovará as direções municipais e escolherá os delegados e delegadas estaduais, que serão eleitos através de chapas.
Depois do PED Municipal, haverá o processo de congressos, no qual os delegados e delegadas eleitos escolherão as direções estaduais, a delegação para o Congresso Nacional e a Direção Nacional.
Agência PT de Notícias
Foto: Vera Jursys