Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (3) para lembrar a trajetória política de luta em defesa do Brasil do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), que entregou à Mesa Diretora da Câmara sua carta de renúncia do mandato. O deputado Sibá Machado (PT-AC), vice-líder do PT, afirmou que José Genoino é um exemplo da política brasileira. “E a Bancada do PT vai ficar trazendo sempre à Tribuna da Câmara dos Deputados a voz que lhe foi tirada e calada. Lembrar a história de Genoino vale a pena como exemplo para a nossa juventude, que posteriormente vai conduzir os rumos do nosso País”, disse o petista.
Sibá Machado lembrou o início da trajetória política de Genoino na década de 60. “Ele participou da luta estudantil, da Guerrilha do Araguaia, foi preso e torturado. Ajudou a fundar o PT e foi eleito para seis mandatos como deputado federal, sempre valorizando a disputa política clara, à luz do dia, participando dos movimentos sociais, participando das lutas pelos direitos humanos”.
Além disso, acrescentou Sibá Machado, “o companheiro Genoino sempre defendeu muito bem suas teses, sempre muito bem elaboradas, estudadas. Participou na construção do projeto democrático e popular, ajudando na chegada do Presidente Lula à Presidência da República e posteriormente da Presidenta Dilma Rousseff”.
O deputado Edson Santos (PT-RJ) releu em plenário a carta de desligamento do mandato encaminhada por José Genoino à Mesa Diretora nesta terça-feira. “É com muito pesar que seremos privados da presença do Genoino entre nós a partir de agora, mas ele vai continuar firme na luta, até a vitória final”.
Ainda de acordo com Edson Santos, “o companheiro José Genoino é um homem que ao longo do tempo em que esteve aqui na Câmara dos Deputados, principalmente no período da Constituinte, foi um destacado defensor da democracia em nosso País”.
Gizele Benitz