Foi aprovado nesta quarta-feira (6) um requerimento de informação endereçado ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para que informe quem foi o funcionário do governo federal responsável pela alteração da biografia de Paulo Freire no site Wikipédia. Um sistema desenvolvido por ativistas digitais desvendou que foram acrescentados parágrafos ofensivos ao intelectual através de um computador do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão ligado à Fazenda.
“É inadmissível que funcionários do governo interino golpista recebam salário pago pelo poder público para, em horário de expediente, ficar na internet difamando e tentando sujar a biografia do maior intelectual brasileiro, terceiro colocado em todo o mundo em citações em trabalhos acadêmicos. E tão criminosa quanto esta atitude é a complacência com ela. Precisamos saber o que foi feito em termo de punição administrativa”, defendeu o deputado Jorge Solla (PT-BA).
O Requerimento de Informação é um mecanismo legal que obriga os gestores a responderem em 30 dias, sob pena de responderem processo por improbidade administrativa. No requerimento de Solla, há o pedido da identificação da autoria; horário, local e data em que houve a edição do verbete no Wikipédia e esclarecimento sobre quais procedimentos adotados no âmbito administrativo para responsabilização do autor.
O principal livro de Freire, o Pedagogia do Oprimido, foi alterado na enciclopédia digital para o “Assassinato do Conhecimento”, disse a nova redação. “Aí está uma das origens da nossa já conhecida doutrinação marxista nas escolas e universidades, que em vez de formar cidadãos e profissionais para o crescimento do país, forma soldados dispostos a defender com unhas e dentes o marxismo no meio acadêmico”, versava um dos parágrafos inseridos no artigo.
Levantamento realizado pela London School of Economics and Political Science feito com base na ferramenta de busca Google Scholar apontou a Pedagogia do Oprimido em terceiro lugar entre os livros mais citados por pesquisadores de todo o mundo.
Assessoria Parlamentar