Nesta terceira etapa do projeto Lula Pelo Brasil, o ex-presidente será recebido no Espírito Santo nesta segunda-feira (4) por um belo ato que marcará mais uma etapa de caravanas que se encerram no final da semana no Rio de Janeiro.
“Estamos ansiosos pela vinda de Lula e preparamos um grande ato para recepcioná-lo em Vitória. Vamos defender seu legado, que promoveu tantas mudanças para nosso estado”, declarou o deputado federal Helder Salomão (PT-ES).
Para o parlamentar, a forma como Lula foi recebido em todos os estados por onde passou mostra que o povo tem memória e valoriza o que foi feito nos governos petistas. “Ele é mais que uma liderança popular. Ele mudou a vida de milhões de brasileiros e colocou o Brasil no cenário internacional, dando uma nova perspectiva para o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o petista.
Já no segundo dia de caravana, o ex-presidente vai visitar o Instituto Federal de Cariacica, inaugurado em 2006 por ele e pelo deputado, então prefeito da cidade. “Na época, nós declaramos o terreno como utilidade pública, e lá foi criado o instituto federal que hoje possui 1.700 estudantes e um curso inédito no Brasil, o de Técnico em Ferrovias”, declarou Hélder.
Para ele, um dos principais legados do ex-presidente foi a expansão dos institutos federais. “O Fernando Henrique (Cardoso), que tem até doutorado, não conseguiu fazer nenhuma universidade. Já Lula mudou a vida de milhões de pessoas com a expansão dos campi e dos IFs.”
A segurança pública é um tema essencial para o povo capixaba, que viu, no início desse ano, uma “guerra civil” resultar do desmonte do orçamentário e da crise financeira que culminaram na greve dos policiais militares.
Para Helder, não só o congelamento orçamentário com a PEC da Morte – que congelou por 20 anos os investimentos federais – piorou a situação do estado, como o desmonte de políticas de prevenção e esvaziamento de ministérios importantes para o país como de Direitos Humanos, Cultura e Políticas para Mulheres.
“Nós tivemos uma experiência importante durante o governo Lula na área de segurança que foi desconstruída agora. Não falo apenas das políticas de repressão, mas de prevenção e cidadania com políticas públicas que deram resultados positivos na era Lula.”
A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.
Por Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias