Helder Salomão (ES)

Helder Ignacio Salomão nasceu em Córrego Alto Moacir, município de Colatina (ES), hoje município de Governador Lindenberg. Filho dos trabalhadores rurais Nadir e Demétrio. Aos dez anos, em 1975, mudou-se para a cidade de Cariacica (ES) com o objetivo de continuar seus estudos.

Casado com a professora Vera e pai de dois filhos, Sofia e Pedro, Helder iniciou sua militância nas Comunidades Ecleciais de Base e nos movimentos sociais, em 1980. No ano de 1982, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). É professor de Filosofia desde 1988.

Seu primeiro mandato eletivo foi de vereador na cidade de Cariacica (ES) de 1993 a 1996. Em 2002, foi eleito deputado estadual do Espírito Santo.

Em 2004, venceu as eleições para prefeito da cidade de Cariacica, e se tornou o primeiro prefeito da história a ser reeleito na cidade (2005-2012). Deixou o governo com aprovação recorde na história do município.

Como prefeito, Helder foi 18 vezes premiado pela sua eficiente gestão e pelo apoio às micro e pequenas empresas. O que o levou a ser eleito por três vezes consecutivas Prefeito Empreendedor do Estado e por uma vez o Prefeito Empreendedor do Brasil.

Foi vice-presidente para Assuntos da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), vice-presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT) e coordenador da Região Metropolitana da Grande Vitória da Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES).

Participou de duas Missões Técnicas Internacionais do Sebrae Nacional para intercâmbio de experiências com países europeus sobre políticas de apoio à micro e pequena empresa na Espanha, Itália, Inglaterra e Escócia.

Foi secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo de fevereiro de 2013 a março de 2014.

Disputou as eleições de 2014 para o mandato de deputado federal e foi eleito com 83.967 votos.

Helder Salomão obteve 73.384 votos totalizados (3,80% dos votos válidos) e foi reeleito Deputado Federal pelo Espírito Santo nas Eleições 2018. Reeleito em 2022 com 120.337 votos.

 

Helder Ignacio Salomão

Nascimento: 08/03/1964

Naturalidade: Colatina (ES)

Profissão: Professor de Ensino Superior

Gabinete: Gabinete 121 – Anexo III – Telefone: (61) 3215-5121

twitt peq https://twitter.com/heldersalomao

fb peq www.facebook.com/heldersalomaoES

ÚLTIMAS POSTAGENS