Haddad sugere a Bolsonaro promover ménage à trois com o mercado

O ex-ministro Fernando Haddad destacou o dilema do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro em atender aos anseios do centrão e do mercado financeiro e sugeriu, em tom irônico, que ele convide ambos para um ménage à trois. Em artigo na Folha de S. Paulo,  Haddad destacou que Bolsonaro lançou tese em sua live semanal de que teto de gastos é diferente de piso e que o mercado teria que ter um “pouco de patriotismo”.

“Em vez de enganar o mercado, por que não convidá-lo, em nome da pátria, para um ménage à trois com o centrão? Obviamente, não é no charme de Bolsonaro que o mercado está interessado, e cabe-nos perguntar sobre os termos da troca política, ou seja, o que se ganha e quem, afinal, perde”, afirmou Haddad.

Ele alertou que no projeto macabro de Bolsonaro os perdedores são os mesmos de sempre: os trabalhadores, ameaçados de perder os poucos direitos que lhes restaram, servidores públicos de baixa e média renda penalizados com a reforma administrativa, enquanto a elite do serviço público é poupada; e os serviços públicos, sobretudo saúde, educação superior e segurança, sob alvo de uma política de cortes sem precedentes.

Haddad  deu ainda uma estocada na elite do País: “A elite brasileira sempre foi tida por míope. Se participar desse ménage é porque nem de perto é capaz de enxergar”.

Leia a íntegra do artigo:

“Ménage à trois

Três meses atrás, escrevi neste espaço: “Os dilemas de Bolsonaro nunca foram de natureza ética, tema que ele desconhece. O dilema de Bolsonaro, agora real, é de natureza econômica… A dúvida que lhe aflige é sobre os efeitos da permanência de Guedes e sua cartilha econômica vintage. Bolsonaro terá que decidir quem paga a conta. Entre o povo e a reeleição, de um lado, e o mandato e o mercado, de outro, a sinuca do impeachment.”.

Nesta semana, Guedes surpreendeu Bolsonaro com o seguinte alerta: “Os conselheiros do presidente que o estão aconselhando a pular a cerca, a furar o teto, vão levar o presidente para uma zona de incerteza, uma zona de impeachment”. “O presidente sabe disso e tem nos apoiado”, arrematou. Mandetta e Moro que o digam.

A equiparação entre “furar o teto” e “pular a cerca” coloca a prática no rol das possíveis traições ao “mercado” que dariam base ao afastamento. Participar de ato pelo fechamento do Supremo, prescrever cloroquina, obstruir a Justiça no encalço do primogênito por peculato e lavagem de um bom dinheiro, nada se assemelha ao único e verdadeiro crime de responsabilidade: enganar o mercado.

Bolsonaro, então, ensaiou, na sua última live circense, a possível solução para manter o mandato e se reeleger. “O teto é o teto… o piso sobe… e cada vez mais você tem menos recursos… a ideia de furar teto existe, o pessoal debate, qual o problema? Mas alguém vazou… o mercado reage, o dólar sobe, a Bolsa cai… mas esse mercado aí, tem que dar um tempinho… um pouquinho de patriotismo não faz mal a eles.”

Em vez de enganar o “mercado”, por que não convidá-lo, em nome da pátria, para um ménage à trois com o centrão? Obviamente, não é no charme de Bolsonaro que o mercado está interessado, e cabe-nos perguntar sobre os termos da troca política, ou seja, o que se ganha e quem, afinal, perde.

Para conhecer os perdedores, basta recapitular as negociações que estão em curso em torno das “reformas”, pelas quais: trabalhadores com carteira assinada perdem o que restou dos seus direitos com a carteira verde e amarela; servidores públicos de baixa e média renda são penalizados com a reforma administrativa, enquanto a elite do serviço público é poupada; os serviços públicos, sobretudo saúde, educação superior e segurança continuam sofrendo cortes; as estatais são preparadas para venda.Sem dúvida, diante de um pacote desses, o “patriotismo” pode falar mais alto.

A elite brasileira sempre foi tida por míope. Se participar desse ménage é porque nem de perto é capaz de enxergar.

Fernando Haddad –  Professor universitário, ex-ministro da Educação (governos Lula e Dilma) e ex-prefeito de São Paulo.”

(artigo publicado originalmente na Folha de S. Paulo no dia 15/08/2020)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100