Haddad defende em Davos a retomada da integração da América Latina

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da cerimônia de posse da presidenta da Caixa, Rita Serrano, em Brasília

Com novos acordos comerciais, investimentos em infraestrutura, produção de energia limpa e o fortalecimento do Mercosul, a região voltará a crescer, afirmou o ministro da Fazenda;

Abandonada por Jair Bolsonaro, a integração dos países da América Latina deve ser retomada no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva para dinamizar as economias locais. “Nós entendemos que a integração regional é um imperativo para o nosso desenvolvimento”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (18), durante painel do Fórum Econômico Mundial sobre liderança na América Latina.

“Se nós não pensarmos em formas de integração regional, vamos ter dificuldade de decolar”, alertou o ministro, citando a competição com grandes blocos econômicos, como Estados Unidos, Europa e China. “Precisamos de uma integração que passa por infraestrutura, acordos comerciais, retomada do Mercosul e integração de outros países”, resumiu Haddad, que representou o Brasil junto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em seu último compromisso oficial no Fórum, em Davos (Suíça), o ministro brasileiro afirmou que tanto a integração quanto a produção de energia limpa são elementos cruciais para a atração de investimentos externos e a reindustrialização da América Latina. O Brasil conseguiu crescer 1,5 vez mais que a média mundial durante os 8 anos dos governos Lula, disse ele, graças aos “olhos generosos” para a região.

“A integração dos nossos mercados para ganhos de escala consideráveis é um elemento importante para atrair investimentos externos compatíveis com as nossas necessidades de oferecer empregos de mais alta qualidade para os nossos trabalhadores”, prosseguiu Haddad.

“Não é só investimento em educação que precisa ser feito, mas um tipo de investimento do qual nossa região tem um déficit importante”, ressaltou. “Isso passa pelo que o presidente (Gustavo) Petro falou. Nós temos a mesma visão a respeito das vantagens competitivas do nosso subcontinente em relação ao mundo”, explicou o ministro, citando o presidente da Colômbia, também presente no painel.

Uma dessas vantagens competitivas, apontou Haddad, é a produção de energia limpa – seja solar, hídrica, eólica ou de hidrogênio verde. “Ela não é facilmente transportável, e isso pode ser uma vantagem não só por interligar as Américas com linhas de transmissão, mas pode ser um fator determinante para atração de empresas e indústrias que queriam produzir a partir de energia limpa, para que toda a sua cadeia produtiva esteja em compasso com as determinações ambientais que hoje são incontornáveis.”

Na apresentação do painel, a chefe da agenda regional e América Latina do Fórum, Marisol Argueta de Barillas, apontou o Brasil como líder natural da região. Também participaram do encontro os presidentes do Equador, Guillermo Lasso; da Costa Rica, Rodrigo Chaves; e a vice-presidente da República Dominicana, Raquel Peña.

Reforçando o discurso do ministro da Fazenda, o presidente Lula viaja neste domingo (22) para a Argentina, onde participa da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Na próxima quarta-feira (25), Lula vai ao Uruguai, a convite do presidente Luis Lacalle Pou, que esteve na posse de Lula ao lado do ex-mandatário uruguaio José Mujica.

Composto por 33 países, o bloco regional de cooperação para o desenvolvimento e a concertação política foi criado em fevereiro de 2010, com participação ativa de Lula. No último dia 5, o Brasil anunciou o retorno ao fórum, dois anos após o ex-governo Bolsonaro deixá-lo.

Prioridades do terceiro mandato presidencial, o retorno a organismos internacionais e a valorização da relação com os países latino americanos já foram anunciadas pelo próprio Lula e pelo ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100