Há um ano, PT renovou direção e fortaleceu a unidade

Há um ano o Partido dos Trabalhadores realizava o seu “6º Congresso Nacional – Marisa Letícia Lula da Silva”, que renovou a direção partidária, fortaleceu a unidade interna e elegeu pela primeira vez uma mulher, a então líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann, como sua presidenta nacional.

O 6º Congresso foi o ponto de partida do PT para responder coletivamente a uma conjuntura política extremamente desafiadora para o partido e as forças populares e de esquerda no País.

Desde então, o partido concentrou esforços na construção da candidatura do presidente Lula e para retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão social derrubado à força pelo golpe de 2016.

A partir de agosto de 2017, retomamos a inciativa política com a realização das Caravanas Lula Pelo Brasil, em parceria com o Instituto Lula e o projeto Brasil em Movimento, da Fundação Perseu Abramo.

As caravanas percorreram os nove estados do Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio e os três estados do Sul. Lula foi recebido por multidões com um grito de esperança que ecoou por todo o país e ao redor do mundo.

Também proporcionaram o reencontro do PT com sua base social, dinamizando ações aprovadas no 6o. Congresso, como a campanha nacional de filiações, que resultou num crescimento de 23%, com mais de 2 milhões de filiados, e a renovação dos diversos setoriais e secretarias do partido.

 

Foto: Ricardo Stuckert

Os setoriais foram renovados em outubro de 2017, com a realização de 286 Encontros Setoriais Estaduais, envolvendo mais de 20 mil filiados e filiadas no processo de debates que elegeu 225 Coletivos Setoriais Estaduais e 2.165 delegados e delegadas para os Encontros Nacionais.

Além da Secretaria de Mulheres, que este ano implantou o programa Elas por Elas – pioneiro no incentivo à participação das mulheres na política – após o processo de renovação dos setoriais, foram eleitas 6 Secretarias Nacionais e 8 Setoriais Nacionais. Nesta lista ainda está a Secretaria Nacional LGBTI+, criada pelo 6o. Congresso e que passou a contar com voz e assento no Diretório Nacional e na Comissão Executiva Nacional. A Juventude do PT também realizou, em maio, um Congresso Extraordinário que elegeu uma nova Direção Nacional.

Outra iniciativa do 6º Congresso, a Conferência Nacional Vencer a Batalha da Comunicação foi realizada em abril em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores, Brasil de Fato, Fundação Perseu Abramo, Instituto Lula e que contou com a parceria da Rádio Brasil Atual e da TVT.

Nesse período, o PT buscou novas formas de financiamento de suas atividades. Contribuições de pessoas físicas, por meio da internet, contribuíram decisivamente para as “Caravanas Lula pelo Brasil”, para a manifestação “Com Lula em Porto Alegre”, no julgamento pelo TRF-4, e para a “Vigília Lula Livre”.

A prisão arbitrária do presidente Lula, em 7 de abril, exigiu do PT uma forte resposta desde o primeiro momento. Durante 48 horas no sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo, resistimos, junto com o povo e os movimentos sociais, ao decreto ilegal de Sérgio Moro.

A mobilização popular fez da prisão de Lula um momento histórico de solidariedade ao grande líder e de denúncia das arbitrariedades contra ele e contra sua candidatura. Lula não saiu do sindicato num camburão, como planejavam a Globo e a Lava Jato. Saiu nos braços do povo.

Foto: Ricardo Stuckert

 

Desde então, a direção nacional tem realizado uma intensa campanha nacional e internacional para denunciar o cárcere político do ex-presidente, como continuidade da política do golpe e tentativa de barrar sua candidatura à Presidência.

Durante todo esse processo, foram construídos Comitês Populares Lula Livre e as atividades municipais de lançamento da pré-candidatura Lula. A direção agora está envolvida na organização das agendas de lançamento da sua candidatura nos estados e nas demais atividades de pré-campanha.

“O PT vive um grande momento, de mobilização e unidade em torno da candidatura do presidente Lula”, afirma a presidenta Gleisi Hoffmann. “Esta é a causa que hoje nos conecta com a imensa maioria do povo brasileiro. É nosso dever garantir e sustentar esta candidatura, por um país melhor e mais justo”.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex