Gurgel pedirá ao STF inquérito sobre denúncias contra Demóstenes

praciano2703O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, anunciou hoje (27) a parlamentares da Frente de Combate à Corrupção que enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para apurar a relação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O inquérito deve apurar a ligação do bicheiro com parlamentares que aparecem nas interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça durante a realização da Operação Monte Carlo.

A Polícia Federal indiciou há duas semanas Carlinhos Cachoeira e mais 81 pessoas por envolvimento no esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e exploração de máquinas caça-níqueis, desmantelada pela Operação Monte Carlo. O relatório final do inquérito foi remetido à Justiça, que aguardará parecer do Ministério Público Federal sobre o oferecimento de denúncia contra os acusados. A operação levou à prisão 35 pessoas, entre elas, Cachoeira.

Integrantes da Frente, liderados por seu presidente, o deputado Francisco Praciano (PT-AM), estiveram nesta terça-feira (27) na Procuradoria Geral da República (PGR) para exigir celeridade na investigação do caso. A primeira iniciativa junto à PGR foi tomada semana passada pelos líderes do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), e no Senado, Walter Pinheiro (BA), juntamente com a líder do PSB no Senado, Lídice da Mata: eles protocolaram representação pedindo “investigação para averiguar se há indícios de conduta ilícita de membros do Congresso Nacional, que, em tese, poderiam configurar delito sujeito a investigação no âmbito do Supremo Tribunal Federal”.

Na reunião de hoje da Frente contra a Corrupção com Gurgel, foi entregue um documento solicitando a máxima urgência para abertura de inquérito sobre o esquema de contravenção em Goiás, que aponta Demóstenes como um dos principais envolvidos.

O documento, assinado por Praciano e outros parlamentares, afirma que há elementos para que o Ministério Público defina sobre a abertura de inquérito junto ao STF. Os parlamentares lembraram que há dois anos e meio foi encaminhada ampla documentação à PGR, a partir de investigação da Policia Federal, mostrando o envolvimento de Demóstenes com o esquema do jogo do bicho. Essa investigação foi reforçada agora pela operação Monte Carlo.

No entendimento dos membros da Frente, a cobrança se faz necessária, já que o material que foi entregue pela Polícia Federal e que contém indícios robustos de tráfico de influência e favores, informações privilegiadas e generosas ofertas em dinheiro e bens para autoridades públicas está parado há mais de dois anos na Procuradoria.

Na Câmara, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou na semana passada requerimento com pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento de Cachoeira com integrantes do Congresso. Assinaram o documento 208 deputados– 37 a mais do que o número necessário para abertura das investigações. Após a verificação dos apoiamentos, caberá ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), avaliar se o colegiado deve ser criado.

Histórico – As provas e indícios de envolvimento do senador Demóstenes Torres com o esquema de Cachoeira são cada vez mais claras e consistentes, conforme tem mostrado a imprensa. Ele aparece em interceptações feitas pela Polícia Federal pedindo a Cachoeira que pague uma despesa dele com táxi-aéreo no valor de R$3 mil. Em outra gravação, segundo informações dos investigadores da PF, o senador fez “confidências” ao bicheiro Cachoeira sobre o resultado de reuniões reservadas que teve com autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. O site da revista Carta Capital divulgou que , mais do que isto, o senador seria um dos sócios dos negócios de Cachoeira. Citando inquérito da Polícia Federal, a revista afirma que Demóstenes receberia 30% do faturamento do esquema de jogos de azar de Cachoeira.

O relatório da PF revela ainda que, desde 2009, Demóstenes usava um rádio Nextel (tipo de telefone) habilitado nos Estados Unidos para manter conversas secretas com Cachoeira. Segundo a polícia, os contatos entre os dois eram “frequentes”. O bicheiro também deu de presente de casamento a Demóstenes uma geladeira e um fogão importados, no valor de aproximadamente R$ 50 mil.

Equipe Informes, com assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100