Guimarães propõe que contratos de aluguel de até R$ 3 mil sejam reajustados pelo IPCA, e não pelo IGP-M

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou o projeto de lei (PL 962/2021), que proíbe o reajuste acima da inflação medida pelo IPCA em 12 meses para contratos de aluguel de até R$ 3.000. A proposta, caso aprovada, valerá tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais de microempreendedores individuais.

Atualmente, muitos contratos de locação contém cláusula de reajuste pelo Índice Geral de Preços do Mercado, o “IGP-M”. Na variação acumulada em 12 meses, o índice registra alta de 29,95% em fevereiro de 2021, conforme a Fundação Getúlio Vargas. Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou, em fevereiro de 2021, alta de 5,20% na variação acumulada em 12 meses, segundo o IBGE.

“O IGP-M teve um aumento exorbitante. Considerando o contexto de pandemia e recessão econômica, com salários congelados e queda da renda, um reajuste de quase 30% nos contratos de locação prejudicará enormemente as famílias. Se colocarmos o IPCA como padrão do reajuste, com variação de cerca de 5% no ano, teremos um índice mais adequado à difícil realidade atual”, justifica Guimarães.

Confira a íntegra do PL 962/2021: https://bit.ly/2Nwbcr3

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex