O deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a Tribuna nesta semana para elogiar o resultado das urnas no pleito eleitoral 2014 que reelegeu a presidenta Dilma para mais um mandato de quatro anos. Ele também ressaltou a vitória do PT no Ceará, com a eleição do governador Camilo Santana e agradeceu aos eleitores cearenses a sua volta à Câmara dos Deputados, com mais de 209 mil votos.
Na avaliação de Guimarães, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff significa que o povo escolheu um caminho. “Venceu a democracia. Fizemos uma disputa no mais alto grau de enfrentamento. Todos sabemos o significado e o conteúdo dessa disputa e o povo brasileiro olhou e escolheu um lado, legitimando o projeto que já está sendo implementado há 12 anos. Portanto, os desafios hoje são muito maiores do que os desafios de quatro anos atrás”, afirmou.
Para o parlamentar petista, o resultado da eleição presidencial é fruto da democracia. “E o país não está dividido, como alguns apregoam. Os nordestinos votaram na Dilma não porque são menos inteligentes do que os do Sul, porque o Rio de Janeiro deu maioria de votos para a Dilma, e também Minas Gerais. Os nordestinos votaram na Dilma e no PT porque a vida deles melhorou. O padrão de desenvolvimento da região se alterou”, disse Guimarães.
O Nordeste, acrescentou José Guimarães, “não é mais a região coitadinha, que servia apenas para exportar mão de obra desqualificada para o sul do País. O Nordeste está se desenvolvendo. Hoje nós estamos gozando de uma infraestrutura logística que, com a iniciativa privada, vai se pautar por grandes momentos de desenvolvimento”.
O deputado do PT criticou as tentativas de alguns setores de desqualificar o resultado das eleições e pregar a volta dos tempos de exceção. “Nada justifica, por exemplo, essas vozes ficarem por aí fazendo pontos e contrapontos, ou até, como alguns, afoitamente — aqueles mesmos que no passado defenderam e praticaram atos na época da ditadura militar —, ficar pedindo a volta do regime militar e coisas que o valham”.
José Guimarães destacou que o PT vai exercer seu protagonismo no Congresso. “O PT não vai aceitar qualquer tentativa de isolamento ou de tirar o partido do centro da disputa política aqui no Parlamento. O PT vai exercer sim o protagonismo das principais disputas. Minha expectativa é a de que a partir do novo governo Dilma a gente empreenda todas as mudanças que a sociedade brasileira espera de todos nós”, finalizou o parlamentar petista.
Gizele Benitz