O deputado José Guimarães (PT-CE) ressaltou hoje (9) a importância da eleição da presidente Dilma Rousseff para a continuidade do processo de crescimento econômico com distribuição de renda e justiça social. “Além de uma vitória histórica, pelo fato de ser a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da República, é também a confirmação de um projeto nacional que vem sendo implementado desde 2003, com o presidente Lula”.
O parlamentar frisou que o projeto em curso, do PT e aliados, prioriza o interesse da maioria da população brasileira, com redução das disparidades sociais e regionais. “O norte de nosso projeto é a defesa do interesse nacional, do interesse do povo brasileiro “, disse, em discurso no plenário.
” Tenho certeza que Dilma será uma excelente presidente do Brasil, por sua competência e pela trajetória de vida marcada pela defesa da igualdade, da democracia e das pessoas mais humildes”, completou Guimarães. Ele observou que, com Dilma, o país está diante da possibilidade concreta de continuar e aprofundar o projeto vitorioso do Partido dos Trabalhadores. “O Brasil mudou e vai continuar mudando, temos de dar sequência ao projeto em curso”.
DESAFIOS- José Guimarães citou, entre os desafios, a necessidade de garantir energia abundante, expandir o programa Minha Casa, Minha Vida, interferir na questão urbana e investir em saneamento. Sublinhou também a importância dos recursos do pré-sal para o desenvolvimento social e regional, fortalecendo as ações de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública, da ciência e tecnologia e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Outros desafios, disse, são a erradicação da miséria, as reformas política e tributária;, geração de novos empregos; aceleração das obras dos PACs 1 e 2 e realização das obras para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
O deputado petista criticou setores da oposição por tentarem distorcer dados eleitorais, como se Dilma dependesse apenas do Norte e Nordeste para ser eleita. ” Dilma Rousseff teve mais votos do que José Serra na soma de Sul, Sudeste e Centro-Oeste- foram 33,2 milhões de votos contra 32,9 milhões de votos”, disse Guimarães. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, a candidata do PT ganhou, com mais de 17 pontos percentuais. No Norte e no Nordeste, Dilma teve 22,4 milhões de votos, contra 10, 6 milhões de votos de Serra.
Guimarães lamentou que alguns setores da sociedade, estimulados pela campanha intolerante e preconceituosa da oposição, tentem gerar movimentos separatistas, com argumentações de cunho extremistas. “Esses movimentos precisam ser repudiados”, disse, lembrando que parte desses extremistas tem mirado os nordestinos.
“O Nordeste é Brasil. O Nordeste não é problema, é solução para o nosso país. O crescimento econômico do Nordeste tem reflexos positivos em toda as regiões do País.” , afirmou José Guimarães. Ele também rechaçou análises de que o Brasil estaria dividido entre vermelhos do PT e azuis da oposição. “Essa visualização da eleição corrobora, assim, uma visão dualista e preconceituosa, muito frequente na mídia e em parte da opinião pública”.
Guimarães destacou também a importância da vitória de Dilma para a esquerda da América Latina e do restante do mundo. Aqui no Brasil mostramos que um projeto democrático e popular pode transformar a realidade, melhorando a vida de milhões de pessoas”.
Paulo Paiva