Ao contrário do que noticiaram setores da mídia, a visita da ex-ministra Dilma Roussef a Fortaleza, na segunda-feira, foi positiva e de grande simbolismo para a capital cearense, que completou 284 anos nesta terça-feira (13). A declaração é do deputado José Guimarães (PT-CE) que esteve presente à solenidade de entrega de título de cidadã honorária de Fortaleza à ex-ministra, concedido pela Câmara de Vereadores do município, na noite de ontem.
“O evento teve uma dose de simbolismo muito grande porque o fato ocorreu às vésperas do aniversário de 284 anos do município. Fortaleza é uma cidade que tem recebido o maior volume de recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado e dirigido pela então ministra Dilma Rousseff. Toda homenagem a Dilma está relacionada às melhorias nas áreas social, ambiental e urbana, que ela promoveu na cidade de Fortaleza enquanto gestora do PAC”, disse Guimarães.
Segundo o deputado, a homenagem a Dilma foi aprovada pelos 41 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Fortaleza. Relatou ainda que o ato contou com a presença de lideranças partidárias, parlamentares e representantes de movimentos sociais. Na avaliação de Guimarães, o fato demonstra a força da candidatura de Dilma Rousseff no Ceará e no Nordeste.
“Estamos consolidando o palanque da Dilma no Nordeste. Estamos mobilizando para integrar a nossa região às demais regiões do Brasil, sobretudo neste novo momento de desenvolvimento do país”, disse o parlamentar.
Guimarães informou ainda que a ex ministra reuniu-se em Fortaleza com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB). Estiveram presentes à audiência a prefeita da Capital, Luizianne Lins, do PT e o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.
Benildes Rodrigues