O deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a Tribuna para exaltar a importância da reforma política que começou a ser discutida na Comissão Especial da Câmara. Membro da comissão, disse que o Partido dos Trabalhadores, vai encarar essa questão como sendo o tema central do debate político e da agenda no primeiro semestre de 2011.
“Ao encarar esse debate como prioridade política na nossa agenda, entendemos que, ao se discutir a reforma, temos de tocar naqueles itens que, do ponto de vista do PT, são inegociáveis”. Guimarães citou o financiamento público exclusivo das campanhas políticas como fundamental para mudar o atual modelo. “Precisamos, também, debater o voto em lista, que é a raiz da discussão polêmica que temos aqui, envolve o conjunto dos partidos nesta Casa, por conta da pluralidade existente na sua composição
política”, disse.
Questão igualmente importante, disse Guimarães, é a das coligações. “Há um debate que precisamos fazer – e já o iniciamos nesta tarde na Comissão de Reforma Política – sobre o fim ou não das coligações, ou a constituição de federações nacionais”.
“Todo o debate que a Comissão vai fazer, tem de visar, fundamentalmente, ao fortalecimento dos partidos, ao fortalecimento da relação do indivíduo com os partidos e não a essa discussão que muitos tentam fazer de que o importante é o indivíduo se relacionar com o conjunto do eleitorado. É claro que é importante o eleitor se relacionar com o deputado, com a deputada, com o senador, com a senadora. Mas todas as vezes que discutimos a fidelidade partidária e a necessidade de fortalecer os partidos, vez ou outra aparecem aquelas propostas que, no meu entendimento, descaracterizam o quadro político partidário brasileiro. É fundamental que o centro da discussão da reforma neste momento seja o fortalecimento dos partidos políticos na estrutura
partidária brasileira”.
Ele frisou ainda a importância de aperfeiçoamento dos instrumentos de participação popular, como o plebiscito, referendo e as chamadas emendas populares. “Tudo isso é fundamental”.
Equipe Informes