Guimarães destaca construção da siderúrgica do Pecém e crescimento do Nordeste

guima_plenarioO deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (19), para destacar os investimentos para a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e o crescimento econômico experimentado pela região Nordeste nos últimos anos.

Para Guimarães o fortalecimento do complexo industrial portuário do Pecém – situado na região metropolitana de Fortaleza (CE) – terá “implicações nacionais por conta do tamanho do investimento” que está sendo feito no Ceará. O projeto da CSP envolve 4,3 bilhões de dólares e é liderado pela mineradora Vale, em parceria com as empresas sul-coreanas Dongkuk e Posco. “Essa vai ser a obra que redesenhará o cenário econômico do estado do Ceará”, disse Guimarães, que é vice-líder do governo na Câmara.

Segundo o parlamentar, a CSP terá capacidade para produzir três milhões de toneladas de lâmina de aço por ano, que vão servir tanto para exportação quanto para suprimento do mercado interno brasileiro. “Só a construção do investimento vai gerar 15 mil empregos diretos na região do Pecém”, afirmou o deputado, que elogiou a atuação dos governos estadual e federal para a implantação do projeto.

O complexo do Pecém possui um porto em operação e, além da siderurgia, abrigará também uma refinaria de petróleo, a Premium II, com previsão para início de funcionamento em 2017.

“Com a siderúrgica, praticamente com o serviço de terraplanagem concluído, agora vem o início das obras da refinaria Premium II. Com a ampliação do terminal portuário do Pecém, no Ceará, e com a Transnordestina, que vai ligar o porto do Pecém ao porto do Itaqui, no Maranhão, ao complexo de Suape, em Pernambuco, e à área de soja de Eliseu Martins, no Piauí, nós iremos fazer aquela que é a maior integração econômica e comercial da Região Nordeste”, comemorou Guimarães.

Nordeste – “O Nordeste hoje cresce a taxas maiores que a média nacional e é uma das Regiões em que há maior consumo e que mais geram empregos por conta deste tripé: investimentos privados, investimentos do PAC e investimentos nos programas de transferência de renda. É uma revolução o que nós estamos presenciando no Nordeste brasileiro”, enalteceu Guimarães.

Guimarães lembrou que é necessário investir na expansão do ensino superior para o interior da região. “Se nós conseguirmos acelerar o ritmo e investir pesado na educação básica, com o ensino superior interiorizado, não tenho a menor dúvida de que estaremos tratando do presente e do futuro das próximas gerações”, avalia.

“Só no meu Estado, já são três universidades públicas: a Universidade Federal do Ceará, com as suas extensões, a Unilab, que é a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e a recém-criada Universidade Federal do Cariri, na região centro-sul do Estado do Ceará. Já são 29 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Isso tudo está fazendo com que a região Nordeste se integre ao processo de crescimento nacional e cresça a taxas superiores às taxas nacionais”, concluiu o deputado.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também