O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a Tribuna, nesta quinta-feira (31), para conclamar todos os brasileiros com consciência democrática e que defendem a legalidade para se unirem contra a tentativa de golpe em curso no país.
“Com todos os problemas que nós podemos ter tido, é importante destacar que o que está em jogo é o Brasil e, quando está em jogo o Brasil, não podemos brincar de impeachment, porque impeachment desse jeito é golpe, e a sociedade brasileira não vai aceitar golpe nunca mais. Nossa tradição democrática no Brasil não vai permitir golpe. Todas as pessoas estão percebendo isso. É de ponta a ponta no Brasil.
Não adianta fazer discurso e dizer que não é golpe. É golpe porque, quando não há crime de responsabilidade, não há outro nome, é golpe!”, afirmou Guimarães.
O líder José Guimarães reiterou que as diversas manifestações que acontecem hoje no país e no exterior contra o impeachment expressam o sentimento que toma conta da sociedade brasileira. “Mesmo com todas as dificuldades momentâneas vividas na economia brasileira, vários setores da sociedade brasileira, principalmente aqueles que são ferrenhamente comprometidos com a legalidade democrática e com a democracia no Brasil, muitos que até discordam do PT, mas todos nós, herdeiros das lutas democráticas, herdeiros da luta contra a ditadura militar, não queremos mais voltar ao passado e não vamos cair nesta armadilha”, disse.
“Não me refiro a voltar ao passado com as Forças Armadas assaltando o poder, mas com essa ideia do golpe. E muitas legiões de brasileiros e brasileiras se mobilizam para dizer: Não vai ter golpe, não vai ter golpe, porque não aceitamos isso”, enfatizou o parlamentar.
Guimarães reafirmou que todas as forças que defendem a legalidade estão unidas no sentido de frear a sanha de alguns, que querem a qualquer preço interditar o processo democrático no Brasil. “Essas pessoas que foram ferrenhamente defensores, artífices, protagonistas do golpe militar de 1964, agora se vestem sob o manto da corrupção e querem tirar uma Presidenta legitimamente eleita. Não é necessário ser do PT para se posicionar contra isso. Basta ter compromisso com a legalidade e com a democracia no Brasil”.
Ainda, de acordo com o deputado José Guimarães, as diversas manifestações pelo país contra a tentativa de golpe “mostram o momento de vigor da democracia brasileira, da legalidade democrática e que, aos poucos, vai tomando conta do País, porque nós não aceitaremos e não haverá golpe!”, finalizou o parlamentar do PT.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente