Guimarães comemora reconciliação da Igreja Católica com Padre Cícero

GUIMARAES PAPA1

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou hoje (14) a reconciliação do Vaticano com Cícero Romão Batista, o Padre Cícero. “Trata-se de uma vitória de todos os brasileiros, em especial os milhões de nordestinos devotos do Padre Cícero aos quais eu me somo neste momento”, afirmou José Guimarães.

A reabilitação de Padre Cícero foi anunciada pelo Vaticano no domingo (13), por intermédio de carta lida pelo bispo diocesano da cidade do Crato (CE),  Dom Fernando Panico. A carta é assinada pelo cardeal Pietro Cardeal Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

O líder José Guimarães  foi recebido pelo papa Francisco no dia 22 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, para tratar da reabilitação do Padre Cícero. O Sumo Pontífice participava da Jornada Mundial da Juventude.

Relíquias – Além de uma carta solicitando a reabertura do processo de reabilitação, Guimarães entregou ao papa três relíquias de Padre Cícero: uma estátua, um terço e uma publicação com a vida de Padre Cícero narrada em versos.

O deputado disse que naquele dia pôde perceber a receptividade do papa em relação ao pleito que ele levou em nome dos fiéis do Cariri e de todo o Nordeste. “A impressão é de que a reabilitação do Padre Cícero seria uma questão de tempo; o papa foi atencioso e acolhedor, nos recebeu sorrindo e agradeceu a nossa solicitação”.

Guimarães lembrou que, mesmo tendo recebido do Vaticano o título de clérigo insubordinado, Padre Cícero sempre teve milhões de devotos. Anualmente, cerca de dois milhões de romeiros visitam Juazeiro do Norte para renovar seus votos e sua crença.

Dívida histórica – Na carta entregue ao Papa, José Guimarães argumentou que o Brasil tinha uma dívida histórica com o “Padim Ciço”, como é chamado pelo povo . “Ele é uma referência da religiosidade cearense e nordestina e teve um legado umbilicalmente ligado à Igreja, sempre fazendo a opção pelos simples e pelos pobres. Sabedores que Vossa Santidade tem um vínculo muito forte com a justiça social, aguardamos ansiosos uma sinalização positiva a respeito do tema”, escreveu.

Padre Cícero morreu em 1934, sem a conciliação com a Igreja Católica após o caso conhecido como “milagre da hóstia”, no final do século XX. Segundo a crença popular, a hóstia dada por padre Cícero virou sangue na boca de uma beata Maria de Araújo. Segundo o bispo Dom Joaquim, o “santo popular”, interpretou de forma equivocada a teologia e a Bíblia.  Por conta desses “equívocos”, ele foi afastado da igreja católica.

“Com o perdão e reconciliação, fica entendido que padre Cícero na verdade não errou. Todas as punições foram suspensas. A igreja entendeu que a pregação de padre Cícero estava no caminho certo e por isso a devoção a ele continuou crescendo durante todos esses anos”, disse o chanceler da Diocese do Crato, Armando Lopes.

Equipe PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100