O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), promoveu um encontro de prefeitos e gestores municipais da área da educação do Ceará com técnicos do Ministério da Educação (MEC), ocorrido nesta segunda-feira (24).
Segundo Guimarães, o objetivo da reunião foi facilitar o diálogo das prefeituras cearenses com o Executivo federal, especialmente no caso dos mandatários que exercem os seus primeiros mandatos públicos. “A ideia é permitir aos prefeitos conhecerem todas as ações e programas do MEC e que pode auxiliar a gestão municipal. Muitas vezes os municípios se habituam a receber apenas os recursos ordinários, mas precisamos convencê-los de que o mais importante são os investimentos, porque é isso que vai permitir o salto de qualidade da educação pública”, explicou o deputado.
O prefeito de Itapipoca (CE), Dagmauro Moreira (PT), um dos que propôs ao deputado Guimarães o encontro, enalteceu a importância da reunião. “É uma oportunidade para tirarmos dúvidas e esclarecermos algumas questões. Sabemos que precisamos de mais recursos, especialmente para a educação infantil, mas também precisamos organizar melhor a gestão pública”, destacou Moreira.
Outra participante do encontro, a prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa de Carvalho (PT), também se disse satisfeita com a atividade. “É de suma importância. Há uma série de ações que precisamos conhecer e essa reunião nos permitirá saber quais procedimentos devemos seguir para recebermos mais recursos para os nossos municípios”, disse a prefeita.
Royalties – Em sua fala, o líder do PT discorreu sobre a pauta da Câmara, que poderá votar ainda esta semana o projeto (PL 5500/13) que destina 100% dos royalties do petróleo e permitirá a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. “Não pode ser de outra forma. Temos que aprovar os 100% dos royalties para a educação e os 10% do PIB”, enfatizou Guimarães.
A prefeita Ana Teresa se disse favorável à proposta. “Defendo não apenas como prefeita, mas também como petista, e não vejo a hora de o Congresso aprovar essa medida. Espero que o projeto seja aprovado o mais rápido possível”, afirmou a gestora.
Rogério Tomaz Jr.