GT do Desenvolvimento Agrário sugere a criação do Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável  

Arquivo/Agência Brasília

Deputado Pedro Uczai. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Parlamentares da Bancada do PT que atuam na equipe de transição do presidente Lula relataram e comemoraram na tribuna da Câmara, nessa quarta-feira (30), a entrega do primeiro relatório do grupo da transição que faz diagnóstico e apresenta soluções sobre a pasta do Desenvolvimento Agrário. Uma das sugestões do GT é criar o Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável.

“Nós vamos criar e recriar o Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável, para fortalecer o campo, para fortalecer a agricultura familiar”, adiantou o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Segundo o parlamentar, o objetivo da criação desse Ministério é para fortalecer o campo, a agricultura familiar, “com assistência técnica, pesquisa, abastecimento, crédito diferenciado, para fortalecer o direito de se viver bem no campo, com a diversidade que temos hoje neste País, em 10 milhões de brasileiros, para enfrentar a fome e produzir alimento para o povo brasileiro”.

Enfrentar a fome

Uczai disse ainda que, a partir do trabalho desenvolvido, se pode demonstrar “que é possível retomar a produção de alimento no País para enfrentar a inflação dos alimentos, enfrentar a fome e a insegurança alimentar que assolam 125 milhões de brasileiros e, destes, 33 milhões passam fome”.

Fortalecimento do campo

Uczai explicou ainda que enquanto o MAPA produz para o grande mercado interno e para o externo, com exportação, o Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável fortalecerá quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, mulheres do campo, jovens, os agricultores familiares.

“Nesta grande unidade, nesta grande união nacional, com objetivo de fortalecer o campo e dar renda, dignidade e respeito aos nossos agricultores e agricultoras familiares, e, ao mesmo tempo, cumprir a missão do presidente Lula: saímos do Mapa da Fome e enfrentamos a inflação dos alimentos”, reiterou Pedro Uczai.

Herança maldita

Deputado Célio Moura. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

“O que nós constatamos? Um diagnóstico, uma herança maldita deste Governo com a agricultura familiar, com os povos do campo, das águas e da floresta”, relatou o deputado Pedro Uczai (SC), coordenador do grupo de trabalho que trata desse tema.

O deputado Célio Moura (PT-TO) disse que o GT está buscando os subsídios para ver a situação do campo “levantando dados, vendo as dificuldades que estão acontecendo no Incra, onde faltam funcionários, onde falta dinheiro para diária, onde as superintendências estão fechadas”.

Célio Moura disse que o mesmo procedimento está sendo adotado para ver a situação do Ibama e da Embrapa, que segundo ele, são órgãos que se encontram destroçados. “Nós precisamos olhar a situação da Embrapa. Nós precisamos levantar todos os dados referentes à agricultura familiar brasileira. O campo pede socorro. Nós precisamos melhorar a situação daqueles que vivem no campo. Muita gente está assentada, mas faltam estradas, falta água para os assentamentos, falta infraestrutura, falta assistência técnica para a produção no campo”, explanou.

Beira do abismo

Deputado Airton Faleiro. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em seu pronunciamento, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) disse que Bolsonaro vai entregar o Brasil ao presidente Lula num quadro caótico. “Em se tratando do diagnóstico, infelizmente, o que se apresenta é que o atual Governo entrega o País para o presidente Lula na beira do abismo, na beira do caos, com rombos bilionários”, alertou.

Ministérios

Faleiro comemorou o resultado dos grupos temáticos e mencionou sugestões apresentadas ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin. “Primeiro, a criação de novos espaços de governo. E não venham com esse papo que não dá para criar novos ministérios, que não dá para retomar ministérios anteriores, porque isso é um gasto. Isso é um investimento”, rebateu o deputado.

Em sua avaliação, o Brasil precisa de um governo forte e que tenha condições de dar respostas aos anseios da sociedade na área da saúde, da educação, da segurança, das políticas públicas.

Airton Faleiro reforçou o entendimento do GT de criar o Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação, ao mesmo tempo em que defende a retomada do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Imaginemos nós, quando o Bolsa Família solucionar o problema das 32 milhões de pessoas que passam fome, que a demanda de alimentos vai aumentar. Então, é muito importante recriarmos o antigo MDA e criarmos o Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação neste País”.

Além das pastas citadas, Faleiro aponta a necessidade da volta dos ministérios e/ou secretarias. Entre eles, o Ministério da Cultura, das Cidades, das Mulheres e da Secretaria Especial de Pesca, conforme demonstram os GTs que tratam desses temas específicos.

 

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100