Na primeira reunião do grupo de trabalho instituído para tratar da falta de água no estado de São Paulo na segunda-feira (17), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reiterou o compromisso do governo federal de apoiar o estado.
A expectativa é que na próxima semana haja posicionamento sobre quais obras serão financiadas. A previsão de conclusão desses projetos varia de 12 a 36 meses. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participou da reunião em Brasília.
“A presidenta já disse ao governador na semana passada que está disposta a ajudar o governo de São Paulo a enfrentar essa situação que a região metropolitana de São Paulo e a região de Campinas vivem hoje. O que nós estamos discutindo é onde é mais adequado o
Governo Federal entrar agora entre as propostas que foram apresentadas”, afirmou a ministra.
Segundo a ministra, técnicos do estado de São Paulo apresentaram detalhamento dos oito projetos pretendidos para os próximos anos.
Na quinta-feira (20), serão discutidos detalhes dos projetos entregues, que incluem construção de adutoras, estações de reuso de água, barragens e poços artesianos.
Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin solicitou à presidenta Dilma Rousseff apoio financeiro de R$ 3,5 bilhões para obras de infraestrutura hídrica no estado. Na ocasião, o governo se dispôs a ajudar, mas cobrou ações de longo prazo.
Blog do Planalto