Segundo a coordenadora do grupo, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o tema será discutido com a prefeita de Betim (MG), Maria do Carmo Lara (PT), representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP); a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Públicos Municipais (Consetam), Maria das Graças Costa; o coordenador da Campanha pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Educação (Consed); Secretários de Fazenda (Consefaz) e Secretários do Planejamento (Conseplan).
O grupo de trabalho tem buscado uma “proposta intermediária” para corrigir o piso salarial dos professores, que hoje é de R$ 1451,00 e cuja correção é feita pelo percentual de crescimento do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e não pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como defendem alguns gestores. Estados e municípios que comprovarem não dispor de recursos para o pagamento do Piso do Magistério devem recorrer a União, que fará o complemento dos recursos.
Vários deputados do PT participam da discussão, entre eles: Artur Bruno (CE), Pedro Uczai (SC), Gilmar Machado e Weliton Prado, ambos de Minas Gerais.
Ivana Figueiredo