Grupo de deputados nordestinos vai atuar para desenvolvimento da região

PEugenio
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que coordena a Bancada do Nordeste, constituiu  um  Grupo de Trabalho  (GT)  formado por  20  parlamentares  nordestinos  para  tratar  junto  ao  governo  federal  de  questões  ligadas  à  seca  e  à reestruturação  de  órgãos  federais que atuam na região. Dentre esse órgãos destacam-se o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).  
 
“Nossa intenção é contribuir com o governo na construção de políticas públicas que visem o desenvolvimento da região”, explicou Pedro  Eugênio.  Segundo ele, o GT  deve se reunir em breve com a ministra da Casa Civil,  Gleisi Hoffman,  para apresentar as sugestões. 
 
Para Fátima Bezerra (PT- RN), que integra o Grupo, o principal desafio do GT é trabalhar pelo desenvolvimento regional.  “O Nordeste precisa crescer, se inserir cada vez mais nesse projeto nacional de geração de emprego, com distribuição de renda, inclusão social e educação de qualidade”, afirmou.  As políticas públicas de combate à seca também devem ser intensificadas, na avaliação da petista. “É inaceitável que o Estado brasileiro ainda não tenha tido capacidade de dar uma resposta a um problema tão antigo como a seca”, ponderou a deputada. A esperança, segundo Fátima, é “termos uma nova estrutura de convivência com a seca, um novo modelo a ser proposto pela Embrapa- por determinação da presidenta Dilma- que evite a humilhação dos nordestinos na época da estiagem. Esse será um dos maiores legados deixados pelo governo do PT”, avaliou.   
 
Na opinião do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), além de colaborar com a formatação de políticas públicas – a curto, médio e longo prazos – para o semiárido, o Grupo de Trabalho, do qual ele faz parte, pretende “interagir” com a Casa Civil “para discutir não só ações emergenciais, mas também o desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, o papel do DNOCs, da Codevasf e da Sudene – sucateadas no governo FHC – e um novo modelo de convivência para os efeitos da seca a ser apresentado pela Embrapa”.
 
Comissão Geral– O processo de reestruturação do DNOCS será debatido no dia 8 de maio, no plenário da Câmara, em comissão geral.  A expectativa é de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra participe da comissão e anuncie a proposta para o órgão.
 
Ivana Figueiredo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex