A construção da Ferrovia Transcontinental que ligará o Brasil ao Peru, passando pelo Acre, tem viabilidade técnica. A afirmação é do grupo chinês Railway Eryuan Engineering Group Co (Creec), que apresentou nesta terça-feira (18), em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, o estudo básico da obra. O debate foi proposto pelos senadores Jorge Viana (PT-AC), Acy Gurgacz (PDT-RO), entre outros.
Presente na audiência, o deputado Angelim (PT-AC) questionou a opção, segundo ele, equivocada, do governo brasileiro pelo modelo rodoviário em detrimento de ferrovias e hidrovias, “resultando daí um sistema modal ineficiente e ultrapassado”. O deputado Angelim ressaltou a importância da ferrovia para as regiões centro-oeste e norte do Brasil.
“Este projeto não deveria ser uma demanda só das bancadas federais do norte e centro-oeste e nem do governo federal, mas um projeto do Estado Brasileiro, devido à importância que a ferrovia tem no desenvolvimento regional e na integração nacional”, defendeu Angelim.
Angelim defende que o Ministério da Agricultura, o governo Federal e o Congresso Nacional somem esforços junto ao governo Chinês para que juntos possam elaborar a melhor estratégia para a realização da obra.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara