Grito da Terra: Governo atende reivindicações da agricultura familiar

grtio da terra_D1Após encontro com a presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18), o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Ercílio Broch, listou algumas das reivindicações da 17ª edição do Grito da Terra, atendidas pelo governo.

Com o exemplar do “Caderno de Respostas — Grito da Terra 2011″ em mãos, ele considerou importante, por exemplo, a manutenção dos recursos para o Plano Safra 2011/2012. Segundo o dirigente, o volume de financiamento seria diminuído, conforme proposta orçamentária, mas na negociação o governo assegurou os R$ 16 bilhões, igual montante colocado à disposição no ano passado.

Também foram atendidas outras reivindicações como a redução das taxas de juros nas linhas de crédito, adequação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), liberação de recursos para reforma agrária e crédito fundiário, investimentos em saneamento e habitação e a implantação de superintendência no âmbito da Caixa Econômica Federal (CEF) para tocar programa habitacional rural, entre outros.

Código Florestal – Vários deputados petistas participaram das atividades do Grito da Terra, que reuniu esta semana cerca de 6 mil trabalhadores de todos os estados do País em Brasília. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) manifestou apoio a uma das principais bandeiras dos agricultores, que defendem um tratamento diferenciado no Código Florestal para os pequenos agricultores. “É inadimissível tratar igualmente quem tem 2 mil hectares de terra e quem tem dez hectares.”, discursou na manifestação.

Os deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Luci Choinacki (PT-SC) e Pedro Eugênio (PT-PE) ressaltaram a importância da pauta de reivindicações do movimento e defenderam o fortalecimento da agricultura familiar brasileira. O deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que também participou das manifestações da Contag, parabenizou os trabalhadores pelo evento e destacou a participação dos agricultores de seu estado no manifesto.

Os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Márcio Macedo (PT-SE) que integram a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, ressaltaram os avanços da agricultura familiar no governo Lula e disseram que no governo da presidenta Dilma não será diferente. “O Governo do Presidente Lula e agora da Presidenta Dilma, tem criado uma revolução no campo brasileiro, uma revolução pacífica, levando investimento para o nosso povo e para a nossa gente”, destacou Márcio Macedo.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) elogiou a organização do evento e cumprimentou os dirigentes e militantes do Piauí, que vieram a Brasília ” na luta por uma vida digna no campo”. Assis Carvalho parabenizou a Contag pela escolha do tema: Por um Brasil Sustentável, sem Fome e sem Pobreza.

 

Edmilson Freitas com Blog do Planalto

Ouça o Deputado Bohn Gass na Rádio PT

http://www.informes.org.br/radio/110519-matéria bohn gass.mp3″ bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também