Grevistas de fome são recebidos com festa no retorno ao lar

Depois de encerrarem uma greve de fome de 26 dias, neste sábado (25), os militantes de movimentos populares que realizaram o protesto voltaram a seus estados de origem e foram calorosamente recebidos por familiares, amigos e companheiros de luta.

Na manhã desta segunda-feira (27), por exemplo, o frei Sérgio Görgen, grevista e membro do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), foi acolhido com entusiasmo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Em entrevista ao Brasil de Fato, ele afirmou que a recepção coletiva demonstra o crescimento da união entre as forças populares no processo de luta pelo retorno democrático, com vistas especialmente às eleições.

“Isso é um rastilho de esperança que se espalha por todos os cantos do país”, reforçou.

Para o militante Isnar Borges, da coordenação da Rede Soberania, uma das organizadoras da recepção, o acolhimento está em sintonia com a representatividade de Görgen e dos outros grevistas no que tange às demandas populares.

Ele destaca a preocupação dos segmentos sociais com o avanço da fome no Brasil e a prisão do ex-presidente Lula, que estiveram entre as denúncias trazidas na pauta da greve de fome.

“Ele foi pela nossa luta, pelos nossos sonhos, pelos nossos projetos, e a gente acolhe ele de volta porque ele vem pra se somar e ajudar a gente a continuar lutando e sonhando”, ressalta.

Nesse domingo (26), foi a vez de o grevista Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, da Central de Movimentos Populares (CMP), ser recebido em Guarulhos (SP) por familiares e parceiros de luta.

Assim como frei Sérgio, ele vislumbra a acolhida da militância como um símbolo da união e da resistência popular no Brasil.

“Nós somos lutadores e lutadoras do povo e estamos juntos na luta. Essa é a verdade”, afirma.

Os grevistas Jaime Amorim e Rafaela Alves já chegaram, respectivamente, a Pernambuco e Sergipe, seus estados de origem. Já os militantes Leonardo Soares, Vilmar Pacífico, Zonália Ferreira ainda não retornaram às bases.

Do Brasil de Fato

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também