Graziano é homenageado na Câmara antes de assumir direção da FAO

grazianoO agrônomo brasileiro José Graziano, que tomará posse como Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em janeiro, foi homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (13).

A iniciativa partiu do deputado Assis do Couto (PT-PR), um dos parlamentares do PT mais atuantes nos temas agrários. “Graziano foi eleito para dirigir o mais alto organismo internacional, com a missão de buscar soluções para esse histórico e difícil problema da alimentação. Ele terá que enfrentar grandes desafios, como o de alimentar um mundo com sete bilhões de habitantes, ampliando o acesso e a distribuição de alimentos e, simultaneamente, cuidar do planeta, dos recursos naturais, pois somente eles garantem a sustentabilidade da produção”, afirmou Assis do Couto em seu discurso.

O homenageado destacou o sucesso do Brasil no combate à fome e à miséria, que pode ser uma referência para muitos países. “Os resultados que o Brasil está obtendo no combate à fome inspiram outros países. Minha eleição reflete essa esperança, embora isso não signifique que o nosso modelo é o único possível”, ressaltou Graziano.

“Em geral, os países desenvolvidos dominam as tecnologias, mas agora os países em desenvolvimento têm o domínio das tecnologias da agricultura tropical, que podem servir a outros países. Um exemplo é o conhecimento da Embrapa, que pode ser adaptado a outras regiões, como a África ”, complementou o homenageado.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), lembrou também a contribuição do pai de Graziano para o debate da reforma agrária no Brasil. “Gostaria de falar de uma pessoa que marcou a luta pela reforma agrária no Brasil e demonstrou o quanto esse tema era importante e central para resolver a questão da fome e da pobreza. O seu nome é José Gomes da Silva, pai de José Graziano, que agora alçou, com muito merecimento, ao maior cargo do mundo na área de agricultura”, registrou o líder.

A deputada Luci Choinacki (PT-SC) enalteceu a trajetória militante de Graziano. “Ele não conquistou esse cargo por acaso, mas pela sua história, sua militância junto aos movimentos sociais, na esquerda, no sonho de ajudar a mudar esse País”, disse a deputada.

José Graziano da Silva ocupa, desde 2006, o cargo de Subdiretor Geral da FAO e representante regional do órgão para a América Latina e Caribe.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também