O líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), afirmou nesta quarta-feira que estão assegurados no Orçamento da União para 2011 aumentos reais para o salário mínimo e para os aposentados. “Podemos assegurar que vai haver ganho real tanto para o salário mínimo como para os aposentados, como acordamos e como está na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)”, disse.
Gilmar Machado afirmou que o debate sobre o valor do mínimo e do reajuste dos aposentados será realizado após as eleições, entre integrantes do governo Lula e da equipe de transição do novo governo.
Segundo Gilmar, é preciso responsabilidade nas promessas. “Prometer R$ 600 de piso salarial agora é fácil (como promessa feita pelo candidato do PSDB à Presidência, José Serra), mas é necessário termos responsabilidade para dizer a verdade. Pelas regras atuais (variação do PIB do ano anterior mais a inflação medida pelo INPC do ano em curso) em 2012 teremos um mínimo de R$ 606. Mas aquele candidato promete para 2011, o que não é real”, disse.
Gilmar Machado acrescentou que líderes aliados e de oposição já manifestaram disposição de votar o Orçamento para 2011 dentro do prazo, até o final de dezembro. “Fizemos uma reunião com a oposição e acordamos que a votação do Orçamento até o final do ano é fundamental para o desenvolvimento do país. Todos vamos nos esforçar para cumprir o prazo”, disse.
O novo cronograma do Orçamento será divulgado nesta quinta-feira pela Comissão Mista de Orçamento.
Equipe Informes