Governo tucano mineiro lidera ranking de contratações sem concurso

concurso
 
O suposto “choque de gestão” do PSDB em Minas Gerais não passa de ficção. Governado pelos tucanos há onze anos — oito com o atual senador Aécio Neves e três com Antônio Anastasia – o estado tem mais funcionários sem concurso público do que a União, que engloba as 27 unidades da Federação. Minas Gerais tem 4.453 servidores sem concurso e a União, 4.445. 
 
Esses dados foram publicados pelo jornal “O Estado de S. Paulo”  dia 31/3, em matéria sobre a estrutura burocrática dos estados, com base em pesquisa elaborada pelo IBGE. Os números jogam por terra o discurso tucano de que o PT teria aparelhado o Estado brasileiro, tese que é também costumeiramente difundida pela mídia conservadora.
 
Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP),  o caso “não é novidade, os tucanos sempre usaram a máquina; novidade é o “Estadão” deixar escapar esse dado” . Devanir lembrou o critério usado para escolher os subprefeitos da capital paulista durante a gestão tucana iniciada em 2005.  “Quando o Serra foi prefeito, todos os subprefeitos nomeados eram ex-prefeitos de outras cidades ligados a partidos aliados”, disse. Muitos estavam desempregados e conseguiram abrigo nos cargos de confiança oferecidos pelo PSDB.
 
O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) avaliou que os dados publicados pelo jornal desmontam a propaganda enganosa do governo de Minas Gerais. “Esses dados revelam a grande farsa publicitária vivida em Minas: aqui o governo não aplica em saúde o que determina a Constituição e a imprensa é controlada pelos interesses de alguns mandatários. Minas merece um governo mais transparente e republicano”, afirmou.     
 
Distorção – O jornal ignorou a situação de Minas Gerais e ainda cometeu erros, ao  considerar o Distrito Federal, governado pelo PT, como sendo igual às demais unidades da Federação. O Distrito Federal não tem municípios e as atribuições destes são exercidas por um governo central. Portanto, para ser comparado com qualquer outra unidade da Federação, deveria ser levada consideração a soma dos funcionários sem concurso do estado e de todas as prefeituras nele englobadas. 
 
Mesmo assim, pelas informações divulgadas, o Distrito Federal ocupa a quinta colocação,  com 6.691 cargos de confiança em um ranking que é liderado pelo estado de Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo, com 10.175 contratações sem concurso público. 
 
A matéria, de uma página na versão impressa, aborda os 105 mil cargos controlados pelos governadores. Segundo o jornal, a pesquisa do IBGE revela que apenas na administração direta dos estados havia, em 2012, mais de 74 mil servidores com indicação política, número 17 vezes maior que o existente no governo federal.
 
Jonas Tolocka
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também