Governo tucano mineiro lidera ranking de contratações sem concurso

concurso
 
O suposto “choque de gestão” do PSDB em Minas Gerais não passa de ficção. Governado pelos tucanos há onze anos — oito com o atual senador Aécio Neves e três com Antônio Anastasia – o estado tem mais funcionários sem concurso público do que a União, que engloba as 27 unidades da Federação. Minas Gerais tem 4.453 servidores sem concurso e a União, 4.445. 
 
Esses dados foram publicados pelo jornal “O Estado de S. Paulo”  dia 31/3, em matéria sobre a estrutura burocrática dos estados, com base em pesquisa elaborada pelo IBGE. Os números jogam por terra o discurso tucano de que o PT teria aparelhado o Estado brasileiro, tese que é também costumeiramente difundida pela mídia conservadora.
 
Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP),  o caso “não é novidade, os tucanos sempre usaram a máquina; novidade é o “Estadão” deixar escapar esse dado” . Devanir lembrou o critério usado para escolher os subprefeitos da capital paulista durante a gestão tucana iniciada em 2005.  “Quando o Serra foi prefeito, todos os subprefeitos nomeados eram ex-prefeitos de outras cidades ligados a partidos aliados”, disse. Muitos estavam desempregados e conseguiram abrigo nos cargos de confiança oferecidos pelo PSDB.
 
O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) avaliou que os dados publicados pelo jornal desmontam a propaganda enganosa do governo de Minas Gerais. “Esses dados revelam a grande farsa publicitária vivida em Minas: aqui o governo não aplica em saúde o que determina a Constituição e a imprensa é controlada pelos interesses de alguns mandatários. Minas merece um governo mais transparente e republicano”, afirmou.     
 
Distorção – O jornal ignorou a situação de Minas Gerais e ainda cometeu erros, ao  considerar o Distrito Federal, governado pelo PT, como sendo igual às demais unidades da Federação. O Distrito Federal não tem municípios e as atribuições destes são exercidas por um governo central. Portanto, para ser comparado com qualquer outra unidade da Federação, deveria ser levada consideração a soma dos funcionários sem concurso do estado e de todas as prefeituras nele englobadas. 
 
Mesmo assim, pelas informações divulgadas, o Distrito Federal ocupa a quinta colocação,  com 6.691 cargos de confiança em um ranking que é liderado pelo estado de Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo, com 10.175 contratações sem concurso público. 
 
A matéria, de uma página na versão impressa, aborda os 105 mil cargos controlados pelos governadores. Segundo o jornal, a pesquisa do IBGE revela que apenas na administração direta dos estados havia, em 2012, mais de 74 mil servidores com indicação política, número 17 vezes maior que o existente no governo federal.
 
Jonas Tolocka
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100