Governo quer derrubar PEC que desarticula SUS e obriga patrão a pagar plano de saúde a empregado

sus2

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse ontem que o governo vai se esforçar ao máximo para derrubar a proposta de emenda à Constituição (PEC 451/14). Segundo Chioro, o texto favorece interesses econômicos contrários aos da maioria da sociedade brasileira. A PEC, que obriga empregadores a pagar planos de saúde a todos os seus empregados, é de autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça.

“Lutaremos com toda força para que a PEC 451, que faz um verdadeiro retrocesso em relação às conquistas que nós tivemos, ao afirmar que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, acabando com a figura do indigente na área da saúde, não passe [no Congresso Nacional]”, disse Chioro, durante a abertura do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, ontem (28). Ele ressaltou que o governo vai mobilizar todas as forças para que a proposta não passe na Câmara.

O projeto de Cunha altera o Artigo 7º da Constituição Federal, obrigando os empregadores a pagar planos de saúde privados a todos funcionários, urbanos, rurais, domésticos ou não. Para justificar a proposta, o autor usa o artigo da constituição que diz que a saúde é direito de todos.

O deputado Odorico Monteiro (PT-CE), que preside a Subcomissão Permanente da Saúde na Câmara, reforça os argumentos do ministro acerca da ameaça que a PEC 451 representa ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa tentativa de colocar o plano de saúde como um direito do trabalhador fere frontalmente o espírito do texto da nossa Constituição, quando em seu artigo 196, determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado”, defendeu.

Odorico destaca ainda que o Congresso Nacional vive um momento delicado, de ascensão conservadora e acirramento político e ideológico. Segundo o parlamentar, está inserido neste processo um conjunto de propostas que colocam em risco direitos sociais historicamente constituídos. “Direitos sociais começam a ser ameaçados. Sem dúvida a PEC 451 representa uma dessas ameaças, pois ela se constitui em um retrocesso histórico, político e social, além de um claro mecanismo de enfraquecimento do SUS”, afirma o parlamentar.

Evento – As declarações do ministro Arthur Chioro ocorreram durante o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, conhecido como Abrascão, que ocorre em Goiânia até o próximo sábado (1º), quem tem como um dos temas de debate a PEC 451. Para o ministro, mesmo que o Artigo 196 da Constituição continue determinando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, a aprovação do projeto leva a população a “perder a conquista que significou o sistema universal de saúde”.

O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio de Souza, relembrou que, antes da criação do SUS, quem tinha emprego formal pagava a Previdência e tinha direito à assistência pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). “Quem não tinha trabalho formal usava o sistema filantrópico, outras alternativas. Os SUS acabou com isso.”

“[Com a proposta], acaba o SUS”, concluiu Jarbas Barbosa, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que foi por cerca de oito anos secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O Abrascão é promovido a cada três anos e sedia a assembleia geral da Abrasco. Também estão sendo tratados temas como financiamento do SUS, humanização dos partos, Programa Mais Médicos e saúde do idoso. O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros e autoridades em atividades sobre diversos temas, propostas e acontecimentos relacionados à saúde, ciência, tecnologia e inovação, educação e sociedade.

PT na Câmara com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex