Governo lança plano de combate ao crack; investimentos chegam a R$ 4 bi até 2014

dilma_crackO governo federal lançou hoje (7) um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack, com previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014. As ações estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo afirmou que “não se pode ignorar essa realidade. Precisamos enfrentá-la”.

Parlamentares da bancada do PT na Câmara elogiaram a iniciativa. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso é uma novidade do plano Crack, é possível vencer.

Até 2014, o Ministério da Saúde repassará recursos para que estados e municípios criem 2.462 leitos, que serão usados para atendimentos dos viciados e internações de curta duração nos períodos de crises de abstinência e em casos de intoxicações graves”, disse.

O deputado Artur Bruno (PT-CE) elogiou a iniciativa e afirmou que “somente com a união de todos será possível vencer este mal que vem devastando parte da juventude brasileira”. E para o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) o Brasil “terá um instrumento poderoso não só na prevenção, mas no enfrentamento, e no tratamento da reinserção social”.

Ações – O plano prevê, no eixo cuidado, iniciativas para ampliar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qualificação de profissionais. Será criada a rede de atendimento Conte com a Gente, com estrutura diferenciada para atender pacientes em diferentes situações e auxiliar dependentes químicos na superação do vício e na reinserção social.

O eixo prevenção terá foco nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a população. Serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Líderes comunitários também devem receber capacitação até 2014. Serão feitas ainda campanhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas.

No eixo autoridade, as ações policiais se concentrarão em duas frentes: nas fronteiras e nos centros consumidores. Entre as metas estão o policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas das cidades e a revitalização dos espaços que são reconhecidamente pontos de consumo.

Equipe Informes com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também