A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro (CEDCA/RJ), lança nesta segunda-feira (8), às 16h, no Anfiteatro do Morro da Urca, no Rio de Janeiro, a 5ª edição da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval.
Com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, a campanha tem por objetivo prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes – além de enfatizar que as denúncias devem ser feitas não somente ao Disque 100, mas também aos Conselhos Tutelares. A campanha relaciona o enfrentamento da violência sexual com imagens típicas do Carnaval. Por isso, traz como marca um pierrô com uma lágrima escorrendo no rosto.
De acordo com Carmen Oliveira, o problema mais sério neste período é o imaginário de muitas pessoas de que tudo é permitido. “Com isso, as pessoas acabam não denunciando as situações de exploração sexual”, afirma. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Leila Paiva, é um fenômeno cultural que só será coibido com a participação efetiva de toda a sociedade.
Além do Rio de Janeiro, a campanha estará presente em 14 cidades: Fortaleza, Salvador, Recife, Florianópolis, Belém, Manaus, Corumbá, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Porto Velho e Campo Grande.
Durante as folias de carnaval serão distribuídas camisetas, abanadores, adesivos, bandanas, fitas de pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.
Assessoria da SEDH)