Durante seis dias, várias cidades brasileiras realizarão cursos, seminários, e oficinas, além de feiras sobre produtos orgânicos e os seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais. Serão 180 eventos programados dentro da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A semana começou no último domingo (26) e vai até o dia 2 de junho.
A presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica da Câmara, deputada Luci Choinacki (PT-SC), elogiou a iniciativa. “Essa é mais uma ação encantadora do governo federal. Ela vai conscientizar a população sobre os benefícios dos produtos orgânicos para o meio ambiente, e a qualidade de vida”, afirmou.
A agricultura orgânica é caracterizada pelo processo diferenciado de produção, pois não utiliza agrotóxicos, nem fertilizantes químicos. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural.
Atualmente, existem no País mais de 11 mil unidades de produção orgânica certificadas. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, identificou 90 mil produtores orgânicos.
Segundo o Mapa, 21 estados confirmaram participação na Semana Nacional de Alimentos Orgânicos.
Clique aqui e confira a programação.
Lançado mapa que permite ao consumidor encontrar feiras de orgânicos em todo o País
Héber Carvalho com Portal do Mapa