O deputado Leo de Brito (PT-AC) alertou em pronunciamento no plenário que o governo temporário e golpista de Michel Temer já se apresenta como “um inimigo” dos Estados do Norte e Nordeste do país.
“O governo interino decidiu cortar drasticamente o programa de investimentos federais em aviação regional, lançado pela Presidente Dilma Rousseff. Esse governo ilegítimo vai reduzir de 270 para 53 o número de aeroportos que passariam por obras de ampliação”, disse.
Leo de Brito explicou que o Programa de Aviação Regional foi lançado em dezembro de 2012 pela Presidenta Dilma Rousseff. “E, com isso, o Brasil seria conectado e levaríamos desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros, como é o caso da Amazônia Legal. Para tanto, está previsto investimento da ordem de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional. Com o corte proposto pelo presidente interino e golpista, somente na Região Norte do País, três aeroportos deixarão de receber investimentos: Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Tarauacá”.
“Enquanto o objetivo da presidenta Dilma é beneficiar 96% da população que vive a pelo menos 100 quilômetros de um terminal de passageiros, com a implementação de um programa importantíssimo, o governo temporário e golpista já anuncia que a maioria dos cortes nas obras de ampliação e reforma de aeroportos regionais acontecerá nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Quando olhamos para o Estado do Acre, de quatro aeroportos que estava previstos em Marechal Taumaturgo, Porto Walter, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, apenas um será contemplado. Ou seja, será um corte de 75% na questão dos aeroportos”, lamentou o deputado Leo de Brito.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara