Governo estimula debate sobre ampliação da participação feminina na política

Ativista das questões que envolvem a presença de mulheres na política, a deputada Janete Pietá (PT-SP) destacou a importância do seminário O Empoderamento das Mulheres Negras e Participação Política que se encerrou no último sábado (15). O debate foi promovido pelas secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

“Este é um debate muito importante pois consolida a política da SEPPIR no sentido de envolver a mulher negra na participação da vida política. Só com a participação de mulheres negras, brancas e amarelas, a democracia no Brasil será plena, plural e com um olhar que entende como prioridade as questões sociais que envolvem essa camada da população”.

Segundo a parlamentar, muitas mulheres estão envolvidas nas lutas sociais, no entanto, aponta, é preciso estimular essas mulheres a ingressarem na vida partidária. Janete Pietá lembra que o Código Eleitoral aprovado recentemente a Câmara dos Deputados, incorporou as reivindicações apresentadas pela bancada feminina.

“Aprovamos no Código eleitoral que os partidos repassem 5% do Fundo Partidário para a formação política das mulheres. Aprovamos também a presença obrigatória de no mínimo 10% de mulheres nos programas partidários”, disse.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também