Governo e PT defendem celeridade para votações e alertam para tentativa de “obstruir” o Brasil

 afonso florence guimaraes

 

Os líderes do governo e do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) e Afonso Florence (PT-BA), afirmaram nesta segunda-feira (7) que iniciam a semana com disposição de trabalhar para votar propostas importantes para o País e para o povo brasileiro. Eles citaram como exemplo a proposta de emenda à Constituição (PEC 1/15), que dispões sobre recursos para a saúde e o projeto de decreto legislativo (PDC 315/16) que suspende a forma de cálculo do desconto na dívida dos estados e dos municípios com a União e prevê alteração no cálculo da negociação dessa dívida.

Florence e José Guimarães também defenderam a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma, que teve o acórdão do rito processual publicado nesta segunda-feira (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com veto para a formação de chapas avulsas e com voto aberto para a eleição dos integrantes da comissão especial que analisará o pedido. “O processo está parado porque o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, interpôs embargos no STF. Agora, o acórdão supera a tentativa de desrespeito à lei e à Constituição para escolha da comissão”, afirmou Florence. O líder petista disse que vai defender a celeridade ao processo. “Vamos botar para apreciar no plenário e nós vamos derrotar argumentos jurídicos e políticos, vai ficar nítido que não há razões para impeachment”, reforçou.

José Guimarães reforçou que é importante acelerar o rito do impeachment para “enterrar esse vivo morto aqui dentro”. Ele considerou como um passo importante a publicação do acórdão do STF e destacou que haverá uma janela nas votações da Câmara, a partir do dia 21 deste mês, que permitirá escolher e instalar a comissão especial. “Já está acertado isso, portanto, é colocar a Casa para funcionar”, afirmou.

Obstrução – Os líderes Guimarães e Florence não veem novidade na obstrução anunciada pela oposição para esta semana. “A oposição se especializou em obstrução porque não quer ver o Brasil trabalhando. O que o PSDB quer é criar um clima de instabilidade e paralisia no País”, lamentou Guimarães. Para Florence, a oposição anunciar que vai obstruir a pauta da Casa Legislativa é reiterar o obvio, virou rotina, “porque é o que eles tentam fazem desde fevereiro de 2015, inconformados com a derrota nas urnas”.

Na avaliação do líder do PT, com essas atitudes, tentar impedir votações de projetos importantes para o País, os líderes da oposição querem é obstruir o Brasil. Ele destacou que o rebaixamento das notas do Brasil pelas agências de risco teve a crise política como fator fundamental. “Nós vimos a oposição, liderada pelo deputado Eduardo Cunha, jogar para a instabilidade política, criar a crise política e tentar aprovar a pauta bomba, aprovar grandes gastos e evitar soluções para restabelecer receita. É mais um jogo deles para aparecer”, criticou Florence, fazendo coro com o líder Guimarães de que o esforço do governo, da Bancada do PT e da base aliada é para trabalhar e votar para o bem do Brasil, pela retomada do emprego e renda.

Incoerência – Afonso Florence aponta ainda a incoerência da oposição também em relação ao rito do impeachment. “Eles anunciam obstrução, até a instalação da comissão do impeachment, mas são eles que entram com embargos no STF , que postergam a decisão do Supremo, por tanto, isso é tentativa que confundir a opinião pública. Jogam nuvem no processo para pousar de combatente da defesa da legalidade das instituições e do combate a corrupção”.

Delações – Os líderes foram enfáticos em assegurar que a suposta delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), e um aditamento do seu teor (se ela existir) no pedido de impeachment não preocupa o governo. “A oposição adita qualquer coisa, porque está no papel dela. Isso não nos preocupa. O que temos que fazer é o debate, o enfrentamento público com a oposição, dentro do terreno da legalidade. A oposição tem que agir ao rigor daquilo que preceitua a Constituição, a lei e a legitimidade”, ensina Guimarães.

Afonso Florence lembrou que as delações premiadas e acordos de leniência estão previstos na legislação brasileira. “Mas a delação deve ser submetida a investigação, na forma da lei, e quem é delatado tem direito a defesa, com deve ser o caso do senador tucano Aécio Neves, sob o qual pesam quatro delações”, ressaltou o líder petista. E acrescentou: Ele (Aécio) tem que ter o direito de defesa, ele não pode ser condenado previamente só com base na delação. Esperamos que o senador consiga com suas provas e argumentos demostrar que é inocente, que é diferente do que está escrito na delação. Estamos esperando também a investigação sobre o PSDB”, afirmou.

Conselho de Ética – Questionado sobre a lentidão do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, Florence disse que parece que não tem conta gota só na investigação na operação Lava-jato. “Tem conta gota aqui também. Eduardo Cunha tem conseguido postergar o andamento do processo no conselho. Agora ele tem 10 dias para a sua defesa. Vamos ver se ele vai rasgar o Regimento da Casa para mudar esse prazo”.

Manifestação – Sobre as manifestações previstas para este mês a favor e contra o governo e o PT, tanto Guimarães quanto Florence destacaram que elas devem ser encaradas dentro da normalidade e que o PT vai atuar para garantir a normalidade democrática sem violência. “Quem pichou a sede do partido e do instituto Lula não foi o PT, foram eles (manifestantes da oposição). Eles que têm que prestar contar por estar incitando essa violência”, afirmou o deputado José Guimarães, que é também vice-presidente do PT nacional.

Afonso Florence disse que o PT não promove o confronto e que é preciso serenidade. “Sempre trabalhamos fazemos a disputa política dentro de um clima de respeito à legislação e à sociedade”, afirmou. Guimarães acrescentou que é necessário desarmar os ânimos e buscar a construção do entendimento dentro da legalidade democrática. “Quem está incitando golpe não é o governo e muito menos o PT”, finalizou.

Vânia Rodrigues e Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra e Salu Parente / PT Na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100