O governo federal está promovendo um conjunto de ações coordenadas com os diversos atores envolvidos no trânsito de produtos agrícolas destinados à exportação que chegam ao Porto de Santos (SP). As medidas atingem toda a cadeia logística, desde o município de origem da carga até a chegada dos caminhões aos terminais portuários.
O objetivo é mitigar riscos de congestionamentos nos acessos terrestres à Baixada Santista e ao porto, no período de escoamento da safra de grãos 2014, que se intensifica a partir de fevereiro e perdura até julho.
Na semana passada, o ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, e sua equipe técnica participaram de uma série de reuniões em Santos e São Paulo para garantir que as ações sejam realizadas de forma coordenada.
O ministro e a equipe ainda articularam as ações com as prefeituras de Santos, Cubatão e Guarujá e com representantes dos terminais portuários e dos pátios reguladores. O foco principal foi o detalhamento da Resolução 136.2013 da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) que estabelece regras de agendamento prévio para o acesso terrestre ao Porto de Santos.
O ministro voltou a destacar a necessidade do esforço coordenado para que o escoamento da safra flua sem os transtornos ou impactos negativos na relação porto-cidade. “Nosso compromisso é que não se repitam as situações do ano passado, com a formação de filas de caminhões ao logo das vias de acesso ao porto”, reforçou.
Estão mobilizados no esforço conjunto a Casa Civil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Agência Nacional de Transportes, a Empresa de Planejamento e Logística, a Companhia Docas do Estado de São Paulo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e as polícias rodoviárias federal e estadual.
PT na Câmara com site Portal Brasil