O governo federal vai disponibilizar R$ 200 milhões para fortalecimento das redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O edital, que prevê a seleção de redes de cooperativas de recicláveis de todo o País para estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, foi lançado na quarta-feira (31), em cerimônia no Palácio do Planalto. “O papel do Estado não é só o de oferecer benefícios, mas também o de permitir que as pessoas tenham autonomia”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O Programa Cataforte existe desde 2009 com o objetivo de estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária. A terceira etapa do programa trabalha a inclusão socioprodutiva e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) .
Na avaliação do deputado Fernando Ferro (PT-PE), a iniciativa do governo de trabalhar, fomentar e incentivar cooperativas de catadores de materiais recicláveis respeita a “condição humana” e viabiliza a sua gestão na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além da prática de hábitos de consumo sustentável e da responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos (fabricantes, comerciantes, cidadãos), a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê o fim dos lixões até 2014. A meta é alcançar 20% do índice de reciclagem de resíduos em 2015.
Ivana Figueiredo com blog do Planalto.