Governo declara guerra às “máfias” da saúde e Paulo Pimenta proporá CPI para investigar fraudes

cirurgia
O deputado
Paulo Pimenta (PT-RS) anunciou que, tão logo tenha início a legislatura 2015-2018, no próximo dia 1º de fevereiro, irá coletar assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a ação de “máfias” na área da saúde.

A iniciativa de Pimenta, que já está dialogando com outros parlamentares, surge em razão da “declaração de guerra” do governo à “máfia das próteses”, esquema fraudulento denunciado em reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (4). A reportagem mostra que médicos realizam cirurgias desnecessárias apenas para obrigar os pacientes a comprarem próteses, vendidas por empresas que pagam propinas aos médicos envolvidos no esquema. Orçamentos superfaturados também são usados para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de saúde a pagarem pelas próteses e pelos procedimentos.

“Estamos declarando guerra a esta máfia que tira dinheiro dos cofres públicos e tira a saúde dos brasileiros. Irão responder criminalmente e administrativamente. E, uma vez comprovada a culpabilidade, responderão também eticamente”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em coletiva nesta segunda-feira (5).

“O Parlamento brasileiro precisa investigar a fundo esses esquemas, que atuam para lesar os cidadãos e o poder público, pois o prejuízo para o SUS é enorme. Vamos pedir uma CPI para que possamos desbaratar essas máfias”, afirma Pimenta, que se diz indignado e considera inaceitável a postura dos médicos e das empresas envolvidas.

Além do comércio indevido de próteses, outras irregularidades deverão ser objetivo de apuração da CPI, considera o parlamentar gaúcho. “Precisamos investigar todas as atividades que possam representar gastos desnecessários e ser resultado de práticas antiéticas por parte de médicos e outros profissionais”, explica Pimenta, que cita a prescrição de exames, a venda induzida de medicamentos e as liminares judiciais irregulares como atividades que também poderão ser investigadas.

A realização de uma audiência pública sobre este tema também está nos planos de Paulo Pimenta para o início da nova legislatura. “Precisamos juntar o máximo de informações possíveis porque se trata de um assunto muito grave”, defende Pimenta.

O ministro da Justiça informou que a Polícia Federal (PF) vai apurar o esquema fraudulento. Além disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) analisará a possível formação de cartel entre empresas participantes do esquema. A Receita Federal e a Secretaria de Defesa do Consumidor também serão acionadas para investigar e aplicar as punições cabíveis. Outra medida do governo será a criação de um grupo de trabalho interministerial com representantes dos ministérios da Justiça, da Saúde e da Fazenda, além da Anvisa e da Agência Nacional de Saúde (ANS) e de integrantes dos conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde. O objetivo será propor medidas para fortalecer a fiscalização e prevenir a existência de esquemas semelhantes.

Rogério Tomaz Jr. com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100