O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na segunda-feira (21) que o governo concederá bolsas de mestrado para professores da educação básica. As bolsas serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cursos ligados às áreas de ensino básico. Entre as regras para aquisição das bolsas está a exigência de que os professores contemplados lecionem em escolas da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos após a diplomação.
As bolsas, na avaliação do deputado Gilmar Machado (PT-MG), demonstram o compromisso da presidenta Dilma Rousseff com a melhoria da qualidade da educação brasileira.
“Queremos que a educação seja cada vez mais valorizada. Neste sentido, temos que colocar em primeiro lugar a valorização dos professores. Esperamos que essas políticas avancem continuamente, para a melhoria da educação no Brasil”, defendeu.
A portaria que normatiza a concessão das bolsas foi publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União.
Equipe Informes