O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta terça-feira (10) que o governo apoia a demanda de atletas brasileiros de inclusão de normas para a transparência de entidades esportivas na Medida Provisória (MP 620/13), que cria o Programa Minha Casa Melhor. A MP está na pauta de hoje do Plenário.
O ex-jogador de futebol Raí, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o ex-nadador Gustavo Borges participaram da reunião de líderes da base aliada na manhã de hoje, para pressionar o governo a apoiar o relatório da senadora Ana Rita (PT-ES) à MP, que inclui as propostas dos atletas. Eles representam a ONG Atletas pelo Brasil, entidade que trabalha por mais transparência na gestão do esporte.
Entre outros pontos, o relatório de Ana Rita faz alterações na lei do desporto, exigindo que, para receberem dinheiro público, os clubes esportivos limitem o mandato de seus presidentes ou dirigentes para no máximo quatro anos, permitida uma recondução. Sua remuneração também terá de ser compatível com o valor praticado no mercado. O relatório também permite a participação dos atletas na gestão, como medida para garantir a transparência dessas entidades.
Chinaglia disse que, embora haja apoio do governo em relação às demandas dos atletas, algumas alterações no relatório serão necessárias. Os líderes voltam a se reunir com os atletas às 14h30, para acertar ajustes no texto.
Agência Câmara
Foto: Gustavo Bezerra